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Como fazer um ajuste básico no selim da sua bicicleta?

Como fazer um ajuste básico no selim da sua bicicleta?

Comprou uma bike e não sabe regular a altura do banquinho? Confira as dicas abaixo e pedale com mais rendimento, e com menos risco de dores e lesões

A altura e a posição do selim são os ajustes mais importantes para que você pedale da forma correta, sem o risco de se machucar ou se cansar à toa. Isso porque, as pernas e os joelhos são as partes do corpo mais exigidas durante uma pedalada e, por isso, a regulagem do selim funciona como um ajuste no motor da bike.

Observação importante – Com certeza, a melhor maneira de ajustar o selim da magrela é fazer um bike fit, que é um ajuste postural feito por um profissional gabaritado. Usando técnicas e ferramentas especiais, ele vai regular a posição do banco e do guidão da bike com perfeição, colocando você na melhor postura para suas pedaladas. Por isso, se possível, vale a pena investir no bike fit – se não, confira as dicas abaixo. 

Ajuste seu selim na horizontal 

O selim da bike deve ficar totalmente na horizontal, talvez com uma pequena inclinação para frente ou para trás. Você pode fazer isso usando aplicativos especializados como o Ajuste de Selim para Android ou o Saddle Adjust para iOS. Mas, a bem da verdade, o bom e velho nível com bolha de ar ainda funciona muito bem, sendo uma opção simples e precisa. 

Sim, seu selim pode estar com a ponta levemente para cima ou para baixo. Mas, se a inclinação for muito grande, com certeza alguma coisa está errada. 

Altura do selim usando fórmulas

O primeiro passo para usar fórmulas para calcular a altura do selim é medir o seu cavalo. Para fazer isso, vista a roupa e o calçado que você vai usar para pedalar e encoste seu corpo de costas firmemente contra uma parede, com as pernas paralelas.

Depois, pegue um livro, coloque-o entre suas pernas e comprima-o contra o seu períneo. Então, peça para alguém marcar, na parede, a altura que o livro está, como ilustrado na imagem. Com esta medida em mãos, você pode aplicar duas fórmulas abaixo para descobrir a altura do seu selim.

Multiplique o cavalo por 1.09 – O resultado desta medida é a distância entre o topo do selim e o topo do pedal da bike, com a pedivela posicionada no ponto mais longe do selim Atenção: Não deixe a pedivela na horizontal, e sim levemente inclinada, com o pedal o mais longe possível do selim. 

Ex: 75 cm de cavalo – 75 x 1.09 = 81.75 cm

Multiplique seu cavalo por 0.883 – O resultado desta medida, conhecida como meétodo Lemond, é a distância entre o topo do selim e o eixo do movimento central da bicicleta.

Ex: 75 de cavalo – 75 x 0.883 = 66.225 cm

Calcanhar no pedal

Para usar o método do calcanhar no pedal, mais uma vez vista a roupa e o calçado que você vai usar para pedalar e suba na bicicleta. Sente-se no selim e coloque seu calcanhar no pedal.

Nesta posição, sua perna deve ficar levemente flexionada, com seu joelho não ficando nem dobrado e nem esticado. A melhor dica é começar com uma altura mais baixa e ir subindo o selim, até perceber que você está precisando esticar a perna ou baixar o quadril para chegar ao pedal. 

Preste atenção no seu corpo durante a pedalada

Seu corpo dará sinais de que o banco está muito alto ou muito baixo. Normalmente, desconfortos na parte da frente do joelho indicam um banco muito baixo, enquanto desconfortos na parte de trás do joelho indicam um banco muito alto.

Outra técnica que você pode utilizar é pedir para alguém observar seu quadril por trás durante a pedalada. Lembre-se que, ao girar os pedais, seu quadril deve ficar parado – se ele estiver movendo-se durante a pedalada, muito provavelmente seu banco está alto. 

IMPORTANTE – Sentir dores ou desconfortos ao pedalar não é normal. Por isso, se estiver sentindo qualquer tipo de dor na bike, procure imediatamente ajuda profissional. Neste caso, o bike fit pode ser seu maior aliado. 

Selim para frente ou para trás

A posição do selim para frente ou para trás é uma das mais complicadas de se ajustar em casa. O método mais comum é o KOPS (Knee Over Pedal Spindle), ou joelho sobre o eixo do pedal. 

Para fazer essa medida, suba na bicicleta com a roupa que você vai usar para pedalar e coloque a pedivela na horizontal, com os pés na posição que você vai usar para pedalar: o pedal deve ficar apoiado na “bola” do pé. 

Então, coloque um prumo na sua patela – ele deve passar mais ou menos pelo eixo do pedal.  

Outra maneira de ajustar a posição do selim é, mais uma vez, prestar atenção em como seu corpo se comporta durante a pedalada. Para fazer isso, coloque seu selim no limite posterior do trilho e, aos poucos, mova-o para frente. 

Em um determinado momento, você vai perceber que sua pedalada vai ficar “quadrada”, e você vai sentir dificuldades em pedalar com suavidade. Via de regra, isso quer dizer que seu selim está muito para frente. 

Conclusão

Como você reparou, as técnicas descritas acima são bastante subjetivas, sendo que muitas delas exigem uma certa experiência com a bicicleta, principalmente aquelas que exigem prestar atenção no seu corpo durante a pedalada. 

Mesmo as técnicas que envolvem aplicar fórmulas são bastante sujeitas a erros de medida, diferenças no equipamento e, principalmente, entre o corpo de uma pessoa e o do da outra. Por isso, leve as dicas acima apenas como um guia mas generalista. 

No fim, nós realmente recomendamos o bike fit. Até porque, além de ajustar o selim com perfeição, o bike fitter ainda vai ajustar todas as outras medidas da sua bicicleta, algo que realmente permite que você pedale com mais eficiência, com o menor risco possível de sofrer dores e lesões. 

Por isso, procure o revendedor Oggi mais perto de sua casa e faça um ajuste postural profissional na sua magrela!