« Voltar

Bicicleta elétrica vale a pena?

Bicicleta elétrica vale a pena?

Nas cidades ou nas trilhas, entenda por que uma bicicleta elétrica pode ser a opção ideal para você

A bicicleta com assistência elétrica é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores revoluções no universo das bicicletas em todos os tempos. Também conhecidas como pedelecs (pedal electric cycle), elas apostam em um sistema que ajuda o ciclista apenas enquanto ele pedala, somando a força das pernas do ciclista com a do motor. 

Por não possuírem acelerador ou capacidade de andar por conta própria, elas são consideradas bicicletas e não motocicletas, e é exatamente este detalhe que muda tudo. Afinal, bicicletas continuam sendo veículos leves e práticos, que podem ser utilizados em ciclovias e armazenadas com relativa facilidade. 

 

A bicicleta elétrica urbana

As primeiras elétricas do mundo surgiram para facilitar a vida de quem se desloca de magrela pela cidade. As vantagens para este público são super evidentes: menos esforço, menos suor, maior capacidade de carga e, é claro, muito menos desgaste físico, mesmo nas subidas. 

As elétricas ainda possuem outra vantagem menos evidente, mas fundamental para a segurança do ciclista urbano: com ela, acompanhar o fluxo de veículos é mais fácil, o que reduz drasticamente o número de ultrapassagens que você sofre, deixando sua pedalada muito mais segura e tranquila. 

Muitas bicicletas elétricas urbanas apostam no motor localizado no cubo traseiro, um desenho mais simples e de custo menor, que de quebra pode deixar o visual da bike mais limpo. Na oggi Big Wheel 8.0, por exemplo, mal dá para notar a presença do motor e da bateria!

Além dela, a Oggi acaba de apresentar a Flex 200 2021, modelo de entrada que promete ser uma excelente opção para pedaladas urbanas com total versatilidade. Ela aposta no quadro sem tubo superior para facilitar o acesso à bike, com a bateria ficando discretamente embutida no tubo inferior.

A Flex 200 2021 oferece cinco níveis de assistência para o ciclista, com o mais forte deles aplicando  até 40 Nm de torque. Com isso, subidas de todos os tipos podem ser superadas sem esforço – pelo mesmo motivo, ela utiliza um cassete 14/34, uma marcha leve para as ladeiras. 

Trata-se de uma bike para quem deseja um bom desempenho nas cidades, com uma pilotagem ágil e rápida. Por conta disso, os freios a disco tem acionamento hidráulico (matéria sobre freio), trazendo total segurança e controle para o ciclista.

Seguindo a mesma linha, mas com uma pegada mais robusta, a Oggi também apresentou a Big Wheel 8.0, uma urbana com estilo e versatilidade de mountain bike, com pedal assistido para quem deseja aquela ajuda extra em passeios mais descompromissados, em situações variadas na cidade. Ela aposta em um motor traseiro com até 40 Nm de torque e na bateria de 418 Wh para oferecer uma ótima autonomia. 

Com visual arrojado, a Big Wheel 8.0 possui uma suspensão dianteira com 100 mm de curso, câmbio Shimano de 7 velocidades com cassete mega range e freios a disco hidráulicos da linha Altus, da Shimano – um pacote completo, para levar você mais longe, mais rápido e com mais diversão. 

Para quem deseja uma pedalada mais tranquila e confortável, com ainda mais autonomia e assistência nas subidas, o Oggi ainda possui em sua linha a Flex 700. A bike aposta no motor central Shimano E5000 e na bateria de 418 Wh para oferecer até 150 Km de alcance em terrenos planos.

De quebra, ela possui uma posição de pedalada super confortável, suspensão dianteira e freios a disco. Por ter uma posição mais ereta, a visualização do trânsito é facilitada, o que é um ponto super positivo para iniciantes – fechando o pacote, a Flex 700 tem furação para bagageiro, um item importante para uso urbano.   

 

A bicicleta elétrica nas trilhas

Nas trilhas, as vantagens das elétricas são enormes. Com ela, você consegue fazer passeios que você jamais achou que conseguiria fazer.  A Oggi Big Wheel 8.3, por exemplo, pode oferecer até 60 Nm de torque nas subidas. A potência vem de um motor central Shimano E7000, indicado para uso off-road com mais desempenho.

Com uma bike assim, nenhuma subida é longa ou inclinada demais, mesmo que você esteja pedalando com ciclistas muito mais treinados e experientes. A elétrica, neste caso, é a verdadeira democratizadora do pedal off-road. 

Nas descidas, a geometria ágil combinada com uma suspensão dianteira Rock Shox Recon Silver e pneus Kenda Booster Pro garantem total controle e muita diversão para o piloto. Trata-se de uma verdadeira máquina de diversão. 

 

Conclusão

Nas trilhas ou nas cidades, a bicicleta elétrica é uma das maiores aliadas de todos os tipos de ciclistas. Para quem quer chegar nos compromissos mais rápido e sem suar, elas são as melhores opções que você poderia encontrar.

Para quem deseja encarar desafios nas trilhas, elas permitem pedalar mais quilômetros, escalar mais metros e, de quebra, ainda treinar a habilidade nas descidas, Afinal, tudo que sobe tem que descer!

Por isso, se você está começando a pedalar ou quer renovar suas aventuras com a bike, apostar em uma elétrica pode valer muito a pena!