« Voltar

Como usar pedais clip em bikes de estrada?

Como usar pedais clip em bikes de estrada?

Os pedais de encaixe oferecem inúmeras vantagens para o ciclista. Mas, se você está com dificuldades em usar os modelos de estrada, siga as dicas abaixo

Andar “clipado”, principalmente no ciclismo de estrada, é algo que oferece muitas vantagens e mais rendimento para o ciclista. Isso acontece porque, além de manter os pés e as pernas na posição ideal para pedalar, os pedais clip combinados com a sapatilha criam uma interface muito mais sólida entre o ciclista e a bike, permitindo que a potência da pedalada seja transferida de forma mais eficiente. 

Por conta disso, nas bikes de estrada o taquinho é muito maior, assim como a superfície onde ele vai apoiado. Mas, apesar de transmitirem melhor a potência do ciclista, os pedais de estrada costumam ter um uso um pouco mais complicado do que os de mountain bike, principalmente porque eles encaixam de um lado só.

Por isso, muitos iniciantes sofrem um pouco para “pegar a mão” (ou o pé), do uso deste tipo de pedal. Se este for seu caso, siga o passo-a-passo abaixo, com direito a fotos produzidas pelo atleta Luiz Eduardo Marcondes, piloto da Squadra Oggi que corre pela categoria Master A2. 

1 – Treine em casa

Até sentir-se seguro, treine encaixar e desencaixar o pé dos pedais em casa. Primeiro, olhe para baixo para ver o que está fazendo. Depois, tente repetir tudo sem olhar. Uma boa dica é deixar a mola do pedal bem solta até que você entenda como tudo funciona. 

Para encaixar o pé, siga as instruções abaixo:

1 – Encoste o bico da sapatilha na parte da frente do pedal.

2 – Deslize o pé para frente até sentir que a frente do taquinho prendeu-se na parte da frente do pedal. Neste movimento, o pedal vai girar para frente, posicionando a parte de trás do taquinho no mecanismo de retenção. 

3 – Empurre o pé inteiro para baixo, empurrando seu calcanhar levemente para baixo, facilitando que a parte traseira do taquinho prenda-se ao mecanismo de retenção.  

Para soltar o pé, siga a instrução abaixo:

1 – Gire o pé lateralmente, de preferência apontando o calcanhar para fora. Muitos pedais podem ser soltos girando o pé para dentro, mas esse movimento é pior, já que o pé pode bater contra a pedivela. 


Anatomia do pedal de estrada

Diferentes taquinhos 

Na linha da Shimano, existem três tipos de taquinho, cada um com um ângulo diferente de liberação. Vale dizer que todos eles encaixam da mesma forma, com a diferença ficando na quantidade de rotação lateral necessária para liberar o pé.

 Um “float” lateral maior permite que o pé fique levemente rotacionado no pedal, o que pode ser uma vantagem para quem sente dores no joelho. De uma forma ou de outra, a melhor maneira de escolher o taco ideal é fazer um bike fit. 

O nome correto do pedal “clip” é clipless

No Brasil, os pedais de encaixe normalmente são conhecidos como “pedais clip”, talvez por conta do som que eles emitem ao encaixarem-se. Porém, o certo é usar o termo “Clipless”. 

O nome, na verdade, vem do firma-pé, que nos países de língua inglesa são conhecidos como “toe-clips”. Por não terem o “toe-clip”, um pedal de encaixe é um “clipless”, ou “sem clip” na tradução direta. 

Agora que você já sabe como usar os pedais clip de estrada, treine bastante e aproveite as vantagens que eles podem oferecer em suas pedaladas, como mais desempenho, menos lesões, conforto e alto rendimento!

Nos vemos nos pedais!