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5 DICAS PARA EVITAR LESÕES DURANTE O SEU TREINO DE BIKE

5 Dicas para evitar lesões durante o seu treino de bike

Fala, ciclista! Quem é que nunca acabou se lesionando depois de um treino ou um passeio, que atire a primeira pedra. Mas, sim, dá para evitar. E, sem lesão, você pode dar sua melhor performance e superar todos os desafios do dia! Por isso, separamos para você 5 dicas de como prevenir contusões ou até mesmo outros problemas durante o seu pedal. Vem com a gente nessa e não se esqueça do seu capacete!

Faça um aquecimento antes

A gente já está cansado de ouvir sobre a importância do aquecimento e do alongamento. Mas nunca é demais lembrar, né. Além de fortalecer os músculos e aquecer a nossa circulação, esse hábito é indispensável para evitar lesões.
No início do treino, mantenha uma marcha leve de 15 a 20 minutos e vá aumentando a velocidade do pedal conforme seu treino evolui. Já durante final, mantenha uma marcha suave de 10 a 15 minutos de pedalada, para desaquecer e potencializar a recuperação muscular.

 

Escute o que o seu corpo diz

Às vezes pode demorar um pouco, mas você precisa conhecer os limites do seu corpo. Cada pessoa é capaz de chegar até um determinado ponto, e isso depende de vários fatores que vão desde experiência e condicionamento físico até fatores genéticos.
Aprenda a graduar seu esforço e adequar a evolução do seu treinamento, sempre estando atendo às respostas do seu corpo. Afinal de contas, se você treinar até se esgotar, pode esperar que as lesões vão aparecer, e você não precisa disso.

 

Evite as dores

Quando dizem que dor é sintoma de um trabalho bem feito, desconfie. Muitos pensam, erroneamente, que se não há dor, não há evolução no treino. Mas não é bem assim.
A dor é um sinal de que algo não está bem em nosso organismo, principalmente quando falamos em mountain bike. Quando ela aparece, é sinal de que você pode estar passando dos seus próprios limites. E lembre-se: se ela persistir, é hora de procurar um médico para entender o motivo e adequar o seu treino da melhor forma.

 

Utilize equipamento de segurança apropriado

Escolher e utilizar corretamente um bom equipamento de segurança no dia a dia é um dos fatores a serem considerados para evitar lesões pelo corpo. Nunca se esqueça de utilizar capacete, luvas e óculos de proteção para se proteger contra quedas e pequenos acidentes.
É importante também se lembrar de utilizar roupas apropriadas que que permitem rápida evaporação do suor, afim de manter uma correta temperatura corporal durante os treinos.

 

Descanse bem após os treinos

Para manter nossas articulações e músculos funcionando bem, além de exercícios físicos, é preciso também de um bom descanso para garantir uma ótima recuperação e alongamentos depois de um treino.
Mantenha um período de descanso entre diferentes grupos musculares. Por exemplo: se em um dia você treinou subidas, no treinamento seguinte dedique-se a treinar resistência ou descidas técnicas.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog que ajuda você a dar a sua melhor performance. Até a próxima!