; Confira os detalhes das bicicletas da Squadra OGGI Confira os detalhes das bicicletas da Squadra OGGI
« Voltar

A bike dos prós – Confira os detalhes das bicicletas da Squadra OGGI

8 novembro, 2023

Conheça as bicicletas de Raiza Goulão e José Gabriel, atletas patrocinados pela OGGI que estão em busca da vaga olímpica em Paris

Horas de treino, dieta rigorosa, competições duríssimas, longas viagens e, acima de tudo, muita dedicação e superação. Certamente, a vida de ciclista profissional não é moleza, ainda mais quando estamos falando de atletas de altíssimo rendimento como Raiza Goulão e José Gabriel, mountain bikers de Squadra OGGI que estão em busca da vaga para as olimpíadas de Paris em 2024. 

Mas, seja você um atleta da elite do cross-country olímpico, que participa de etapas da Copa do Mundo de MTB, ou um amador que está em busca do melhor rendimento e se dedica dia após dia para atingi-lo, pedalar uma bicicleta de altíssimo nível com certeza ajuda bastante. 

Até mesmo por isso, tanto Raiza como José Gabriel optaram por correr suas provas com uma bike muito especial: a Cattura Squadra, bike criada pela Oggi para atender aos atletas mais exigentes do mundo.

Agora, chegou a hora de você conhecer essa máquina!

Quadro de carbono full-suspension

Não há como escapar: a base de qualquer bicicleta é seu quadro e, no caso da linha Cattura da OGGI, trata-se de uma base para ninguém botar defeito. Feito com fibras de carbono de altíssima qualidade, ele consegue uma união perfeita entre leveza e rigidez, com durabilidade suficiente para suportar os obstáculos super desafiadores dos treinos e competições de cross-country da atualidade.

Um detalhe que chama a atenção é que, diferente de muitas bikes desta categoria, a Cattura Squadra possui suspensões com 120mm de curso, tanto na dianteira quanto na traseira. Vale destacar que, atualmente, muitas marcas passaram a apostar nesta configuração, sendo que a OGGI já faz isso há alguns anos.

Outro ponto onde a OGGI foi pioneira em sua linha Cattura foi na adoção do canote retrátil, componente fundamental para quem quer ser competitivo atualmente, e também na geometria agressiva, capaz de superar quase tudo o que a trilha pode colocar na sua frente. Até mesmo por isso, além de ser uma ótima bike de XC, a Cattura Squadra também é uma excelente bicicleta de trail, ideal para quem adora encarar desafios épicos sobre duas rodas.  

Além disso, a Cattura tem mais uma arma secreta: sua geometria avançada, que une como poucas a estabilidade para enfrentar trechos difíceis e de alta velocidade, com a agilidade que um piloto precisa para não perder tempo nas curvas mais fechadas e lentas. 

A geometria de uma vencedora

A geometria, ou o conjunto dos comprimentos e ângulos dos tubos de uma bicicleta, definem sua personalidade e, no caso da Cattura Squadra, trata-se de uma personalidade de atleta de alto rendimento, desses que não gostam de chegar em segundo lugar.

Um dos segredos para isso está nas proporções da bike, que tem sua porção dianteira mais alongada. Com isso, o peso do piloto fica mais centralizado, o que permite descer trilhas inclinadas sem aquela sensação de que ela vai virar para frente. Com isso, o piloto consegue descer com mais velocidade e tranquilidade, o que inclusive ajuda a descansar para as próximas subidas. 

Além disso, a Cattura Squadra tem uma caixa de direção com 67 graus de inclinação, o que ajuda a melhorar a estabilidade da bicicleta em velocidades elevadas, mas não ao ponto de deixá-la pouco ágil nos trechos mais apertados. Um dos segredos para isso é que a Cattura tem uma traseira curta, com apenas 430 mm de comprimento, que ajuda a manter a distância entre-eixos da bike pequena, e a agilidade em alta! 

Outro detalhe que chama a atenção é o tubo do selim rebaixado, que garante o uso de canotes retráteis com mais curso, como o RockShox Reverb AXS eletrônico que equipa a atual geração da Cattura Squadra. 

Fechando o pacote, a engenharia da OGGI optou por uma configuração intermediária para a altura do guidão da bike, que permite que pilotos de diferentes níveis de flexibilidade e habilidade encontrem uma posição agradável para pedalar.

Rodas de fibra de carbono DT Swiss 

Ter rodas leves é fundamental para qualquer bicicleta de competição. Afinal, já que elas giram, acelerar e desacelerar seu peso é mais difícil do que o mesmo peso em outros componentes da bicicleta. 

Além disso, as rodas de uma bike de alto rendimento devem ser rígidas lateralmente, para transmitirem a potência do ciclista, sem serem duras demais no sentido vertical, o que pode deixar a bike desconfortável. Como você deve imaginar, unir todos estes atributos não é simples, a não ser que você seja a DT Swiss, um dos mais renomados fabricantes de cubos e rodas do planeta. 

Na geração atual da Cattura Squadra, a OGGI apostou nas rodas DT Swiss XCR 1505 Spline One, que pesam apenas 1544 g o par! O modelo tem aros de fibra de carbono hookless com 30mm de largura interna, que oferecem uma base perfeita para seus pneus Kenda Booster Pro 2.2, além de cubos DT 240, com 36 pontos de engate, para acelerações rápidas e precisas. 

Garfo e amortecedor Fox Factory Kashima

Pedras, buracos, raízes e saltos são situações comuns em corridas de cross-country, mas que exigem bastante das suspensões da bicicleta. Além disso, como os únicos pontos de contato da bicicleta com o terreno são os pneus, manter a “borracha para baixo” é extremamente importante.

Por isso, a OGGI Cattura Squadra vem equipada com suspensão dianteira Fox 34 Factory Step-Cast com 120mm de curso, atualmente o melhor garfo para cross-country agressivo do mercado. Graças a suas hastes com tratamento Kashima de baixo atrito, ela tem um funcionamento super macio, permitindo que o pneu acompanhe todas as irregularidades do terreno. 

Mas, na hora das pancadas maiores, a mola a ar de alto volume Float Evol, exclusiva da Fox, e o sistema de amortecimento hidráulico FIT4, funcionam de maneira super eficiente, contando inclusive com duas posições de trabalho, aberto e travado, para uma adaptação perfeita nas subidas e descidas do percurso. 

Na traseira, que também tem 120mm, a bike utiliza um amortecedor Fox Float DPS Factory, que também tem tratamento Kashima, câmara de ar de alto volume e um sistema hidráulico totalmente ajustável, que pode ser travado ou destravado por uma trava twistloc guidão, simultaneamente com o garfo. 

Componentes de altíssimo rendimento

Seja no Shimano XTR de 12 velocidades da bike de José Gabriel e de Raiza, ou no SRAM XX1 AXS eletrônico sem fio da geração mais atual da Cattura Squadra, a OGGI caprichou na hora de escolher o componentes de transmissão de sua máquina de corridas de cross-country.

A Cattura Squadra XX1 AXS, por exemplo, vem equipada com o grupo mais moderno da SRAM, fabricante norte-americano que popularizou as bicicletas 1×12. Neste grupo, as trocas de marcha são totalmente eletrônicas, acontecendo de forma precisa e rápida, com um simples apertar de botão.  

A bike ainda vem equipada com o selim Prologo Selim Dimension NDR T4, que pesa menos do que 250 gramas, e com freios SRAM Level Ultimate, que tem manetes de fibra de carbono com rolamentos no pivô, proteção contra calor na pinça e uma potência de frenagem excepcional, combinada com uma ótima modulação.

Com uma bike assim, a única coisa que falta para ser campeão mundial de XCO é muito treino, talento e dedicação!

Cattura Squadra XX1 AXS

Quadro: MTB de carbono full suspension com 120mm de travel, bsa 73mm, head tube tapered c/passagem interna p/canote retrátil

Grupo: Sram XX1 AXS

Suspensão: Garfo Fox 34 Float Factory Step-Cast 120mm / Shock Fox Float DPS Factory 120mm

Rodas: DT SWISS XRC 1501 de carbono / eixo 15×110 (D) e 12×148 (T), Roda livre XD

Pneus: Kenda Booster Pro 29×2.2 SCT

Preço sugerido: R$ 59.800,00

 

Últimos posts