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Dicas e sugestões para você pedalar com segurança, sem estragar sua bike, na estação mais molhada do ano
Ano após ano, a temporada do calor e das chuvas traz desafios para quem gosta de uma boa pedalada. Afinal, seja na cidade, nas estradas ou nas trilhas, a água (e muita vezes a sujeira e a lama), reduzem a aderência do terreno, o que pode ter impactos na segurança, e também atingem os componentes da bike, o que pode ter um efeito negativo na durabilidade da bicicleta.
Por isso, confira as dicas abaixo e pedale mais tranquilo nesta época do ano, mesmo quando o clima parece não querer colaborar.
O paralamas é um excelente aliado da bike e do ciclista quando a chuva começa a cair. Nas trilhas, eles evitam que a lama e a água atinjam componentes delicados como as hastas da suspensão, o canote retrátil e o shock.
Além disso, previnem que a roda da frente jogue sujeira no rosto do ciclista, algo que é ruim nas trilhas, mas pior ainda nas estradas e principalmente nas cidades, já que a água que está sendo espirrada provavelmente não é a mais limpa do mundo.
Principalmente no mountain bike, mas também no ciclismo urbano e no de estrada, tirar um pouco de pressão dos pneus é uma ótima ideia para aumentar a aderência da bicicleta no molhado.
Apesar de ser difícil fazer uma sugestão para todos os casos, um bom ponto de partida é reduzir a pressão entre 10 e 20% se você for andar na chuva. Nestes casos, as montagens sem câmara (tubeless) são bastante indicadas, já que elas permitem rodar com pressões bem reduzidas, com menos riscos de furar o pneu.
Os óculos de proteção são importantes para evitar que a água, o vento, a poeira ou os insetos entrem nos seus olhos e prejudiquem a sua visão. Escolha óculos com lentes claras, que melhoram o contraste e a nitidez em dias nublados ou escuros.
Evite lentes escuras ou espelhadas, que podem reduzir a sua percepção das cores e dos obstáculos. Você também pode usar um boné ou uma viseira por baixo do capacete, para evitar que a água escorra pela testa e pelos olhos.
Tanto para bicicletas de estrada quanto para o MTB, uma boa alternativa é optar por pneus indicados para condições molhadas. Nas trilhas, pneus para lama e terra macia costumam ter cravos mais altos e bem espaçados, que penetram na terra para encontrar tração, mas que também ajudam a evitar que a lama fique grudada.
Nas estradas, pneus para condições molhadas costumam ter a borracha mais macia e aderente, além de camadas adicionais de proteção contra furos. Isso porque, na chuva, a sujeira adere ao pneu, o que aumenta consideravelmente as chaves de perfurações.
Apesar de já termos comentando sobre isso algumas vezes aqui no Blog da Oggi, nunca é demais dizer que os maiores aliados da sua bicicleta depois de um pedal molhado são a limpeza e a lubrificação, sendo a relação da bike o ponto que merece maior atenção – por isso, limpe e lubrifique a corrente, a coroa e o cassete o quanto antes.
Vale destacar que a chuva acelera o período de manutenção de todos os componentes da bicicleta, principalmente dos cubos, do movimento central e da caixa de direção, mas também de cabos, conduítes e até mesmo da suspensão.
Por sofrerem com a combinação entre atrito e sujeira grudada com água, a corrente e as pastilhas ou sapatas de freio são os componentes da bicicleta que mais sofrem desgaste em pedais com chuva.
Por isso, fique de olho nas pastilhas de freio, principalmente se elas forem de composto orgânico. Isso porque, além de ficar sem freio, andar com uma pastilha desgastada vai estragar o disco, aumentando a conta do reparo.
Além disso, é importante conferir se a corrente já não passou por sua vida útil, já que andar com este componente desgastado vai danificar o cassete e a coroa, mais uma vez gerando mais gastos do que o necessário. A melhor forma de fazer isso é medir a corrente com uma ferramenta especial como a da imagem acima, mas você também pode levar sua bicicleta em uma oficina para fazer isso.
As luzes da bicicleta são indispensáveis para pedalar na chuva, tanto de dia quanto de noite, principalmente. Elas servem para aumentar a sua visibilidade e a dos outros, principalmente nas estradas e na cidade.
Use uma luz branca na frente e uma vermelha atrás, e prefira as luzes piscantes, que chamam mais a atenção. Você também pode usar uma luz no capacete ou na mochila, para reforçar a sua sinalização.
Se você vai pedalar na chuva para ir ao trabalho ou a outro compromisso, é recomendável levar uma troca de roupas secas na mochila, para se vestir depois de chegar ao seu destino. Assim, você evita ficar com a roupa molhada no corpo, o que pode causar frio, desconforto ou até mesmo doenças.
Coloque as roupas extras em sacos plásticos, para evitar que elas se molhem também. Leve também uma toalha e lenços umedecidos, para se secar e se limpar. Além disso, quando terminar seu pedal de estrada ou de MTB, convém tirar o bretelle molhado o quanto antes, principalmente se você for mulher.
Sua bicicleta é resistente contra a chuva e poças, mas ela está longe de ser a prova d’água. Por isso, e por vários outros motivos como doenças e risco de afogamento, não passe com ela por áreas alagadas – na verdade, o ideal é evitar que pedais, movimento central e cubos sejam submersos na água.
Além disso, pedalar na lama acaba acelerando a erosão das trilhas, o que é um problema menor em estradas de terra, mas é especialmente prejudicial em singles, principalmente nas descidas, já que a frenagem da bicicleta acaba retirando a terra de lugar – por isso, evita ao máximo derrapar na lama.
Principalmente sobre pedras, terra dura batida, tinta e asfalto, a aderência da bicicleta é reduzida no molhado. Por isso, preste muita atenção na hora de frear ou fazer curvas.
Nas frenagens, evite apertar os manetes de forma muito brusca para evitar travamentos, principalmente no freio dianteiro. Nas curvas, reduza a velocidade com antecedência e aposte na prudência.
Outro detalhe fundamental é escolher onde você vai frear. No asfalto, evite as faixas pintadas, tampas de bueiro e placas de metal, já que elas são extremamente escorregadias. No MTB, opte por pontos de terra, e evite apertar os freios sobre pedras e raízes, especialmente se elas estiverem na diagonal.
Além dessas, com certeza existem muitas outras dicas para pedalar na chuva. Por isso, se achar que esquecemos alguma, compartilhe seu conhecimento com a gente em nossas redes sociais!
Nos vemos nos pedais!