;
29 agosto, 2024
Mais uma vez, além de ser patrocinadora máster do Shimano Fest, a Oggi Bikes também foi um dos maiores expositores, apresentando sua nova linha de bikes elétricas de alto desempenho e muitas novidades para quem ainda não se aventurou no mundo das e-bikes..
Dentre os principais destaques, temos a Tribale, bicicleta que chega para colocar o fabricante no mundo do gravel; as novas gerações das estradeiras Cadenza 600 e Stimolla; e também a nova Big Wheel 7.6, que apresenta um quadro renovado com cabeamento integrado, passagem para cabos de canote retrátil e um design mais alinhado com as tendências do mercado.
Confira!
A nova linha de bicicletas de estrada da Oggi chegou para recolocar a marca no patamar mais alto do mercado. Para isso, o fabricante reformulou completamente duas bikes já bem conhecidas de sua gama: a Cadenza 600, com quadro de fibra de carbono, e a Oggi Stimolla, com quadro de alumínio Double e Triple Butted.
Na Cadenza 600, além do novíssimo quadro com cabeamento interno e design mais responsivo, o principal destaque é o grupo Shimano 105 Di2 eletrônico de 12 velocidades com freios a disco hidráulicos, que utiliza as mesmas tecnologias presentes nos grupos Ultegra e Dura-Ace, os mais avançados do fabricante japonês. Além disso, o novo quadro tem um design mais compacto na traseira que, juntamente com as rodas Fulcrum Racing 800, ajuda a transmitir a potência do ciclista com o máximo de eficiência.
“Estamos trazendo um quadro extremamente atualizado, com a rabeira superior mais baixa LSS (Lower Seat Stay), para maior rigidez e performance da bike. Adicionamos uma roda Fulcrum de perfil um pouco mais alta, que é mais rígida e deixa a bike mais responsiva,” afirmou Luiz Henrique Souza, gerente comercial da Oggi.
Enquanto isso, a Stimolla aposta no consagrado Shimano Tiagra de 10 velocidades, cuja aparência, ergonomia e funcionamento são compatíveis com os grupos mais avançados da Shimano de alguns anos atrás. Ele, certamente, oferece peso e desempenho mais do que suficientes para ciclistas de nível básico e intermediário, e até mesmo para aqueles que desejam participar de suas primeiras competições na estrada. Por isso, o novo quadro de alumínio com cabeamento interno também aposta em um design mais compacto e responsivo com a rabeira superior mais baixa (LSS), para maior rigidez e performance.
Além das novas pinturas com pigmento que muda de cor conforme a direção e a intensidade da luz, as novas bikes também oferecem uma pilotagem muito mais segura, graças à adoção de freios a disco hidráulicos. A Cadenza vem equipada com pinças 105, enquanto a Stimolla utiliza pinças Tiagra. Outro detalhe importante é que ambas possuem espaço para pneus mais largos, com a Cadenza aceitando pneus de até 38 mm, ampliando ainda mais o controle sobre a bicicleta em qualquer condição de uso.
A linha de mountain bikes aro 29’’ Big Wheel certamente é um dos maiores sucessos da Oggi, sempre com modelos criados especialmente para atender mountain bikers de todos os níveis, com produtos com uma relação custo / desempenho difícil de ser superada. Agora, a Big Wheel 7.6 leva este conceito ainda mais adiante, com um quadro totalmente renovado, e desempenho de sobra para treinos e competições de cross-country maratona ou olímpico.
Equipada com um grupo Shimano XT de 12 velocidades, incluindo cambio, trocador e cassete, e com rodas montadas com cubos da consagrada DT Swiss, a Big Wheel 7.6 recebeu outras atualizações importantes. Além dessas melhorias, ela mantém detalhes que já são característicos da linha, como o tubo do selim trapezoidal, que é muito mais rígido, eficiente e diferenciado.
Um dos detalhes que mais chamou a atenção na nova geração da bike é a adoção de um quadro com cabeamento integrado na caixa de direção, que deixa o visual muito mais limpo. Além disso, a bicicleta agora vem equipada com canote retrátil, seguindo as últimas tendências do mercado, que exige que bicicletas de cross-country também sejam compatíveis com o acessório.
Mas, certamente, a maior mudança foi no desenho da traseira da bicicleta, que ganhou um projeto mais rebaixado (LSS), garantindo ainda mais transferência de potência do ciclista para a bike. Pode parecer simples, mas a mudança envolveu muito estudo por parte do desenvolvimento do fabricante.
“Recentemente fizemos uma atualização com base no que o mercado está pedindo, como uma traseira mais baixa. No entanto, a segurança é uma prioridade para nós. Realizamos extensos testes internos e também enviamos os quadros para testes de resistência externos. Só após passar pelo rigoroso processo do nosso time de engenharia, que é extremamente exigente, consideramos que o produto está aprovado. Precisamos que os nossos quadros superem os índices europeus para garantir a qualidade”, complementou Luiz Henrique.
Com a evolução das bicicletas de cross-country, que se tornaram cada vez mais eficazes em trilhas técnicas e pistas desafiadoras de cross-country olímpico, uma lacuna foi se abrindo para aqueles ciclistas que buscam uma bike versátil, que funcione bem tanto no asfalto quanto nos estradões de terra – não é à toa que, ao redor do mundo, o gravel é uma modalidade que não para de crescer.
Com a chegada da Tribale, a Oggi mergulha de cabeça nesse novo universo, oferecendo uma bike estilosa e versátil, com detalhes que permitem seu uso tanto em pedais voltados para o desempenho quanto em viagens de cicloturismo e bike-packing. Mais uma vez, o fabricante apostou no conceito do kit fechado, com a novidade vindo equipada com o novo grupo Shimano GRX 1×12, completo com freios a disco hidráulico, relação de grande amplitude e até mesmo pedais de encaixe.
Além do quadro de alumínio com cabeamento integrado na caixa de direção e garfo de fibra de carbono, ambos com eixos passantes, a Tribale também aposta em alguns detalhes que, muitas vezes, são deixados de lado nas bikes dessa modalidade feitas no Brasil. O modelo, por exemplo, possui furação para alforjes e bagageiros no triângulo traseiro, furação para dois suportes de garrafinha dentro do triângulo dianteiro e também no tubo superior, além de furações para bagageiros e para-lama no garfo.
Com isso, e com a adoção de rodas Fulcrum Rapid Red Tubeless, especialmente criadas para a modalidade, calçadas com os novíssimos pneus Kenda Alluvium Pro Tubeless, a Tribale é rápida tanto no asfalto quanto na terra batida, sem perder a tração em situações mais desafiadoras. O controle é ainda mais aprimorado pela adoção de um cockpit Oggi com guidão flare, outra grande tendência das gravel bikes.
Com todos estes lançamentos, a Oggi Bikes reafirma seu papel como uma das marcas mais relevantes do Brasil no universo das bicicletas. No entanto, segundo David Peterle, CEO da marca, o fabricante está preparado para dar novos passos em sua jornada. Portanto, fique atento ao Blog da Oggi para conferir todas as nossas novidades.
Nos vemos nos pedais!