;
Tratar bem sua E-MTB não é nenhum mistério. Confira as dicas a seguir para manter a vida útil da sua bike, e também resolver algumas intercorrência básicas
Do ponto de vista da manutenção, as bicicletas elétricas de alto desempenho como as novas OGGI Potenza e OGGI Razzo são como qualquer outra bicicleta. Isso quer dizer que, assim como nas “acústicas”, a manutenção preventiva continua sendo a melhor opção para prolongar a vida de todos os componentes da bike.
Porém, nas elétricas, a presença do motor, da bateria e dos cabos e sensores que fazem tudo funcionar exigem alguns cuidados adicionais, além de serem possíveis fontes de pequenas dificuldades mecânicas – felizmente, muitas delas podem ser resolvidas de forma simples.
A nova Potenza da OGGI vem equipada com o motor Shimano EP8, amplamente conhecido por sua confiabilidade. Porém, mesmo ele está sujeito a erros, sendo o mais comum deles ligar a bicicleta com o pé no pedal, algo que você não deve fazer!
Lembre-se de jamais abrir os componentes da sua bike elétrica, já que isso pode violar a garantia dela. Em caso de dúvidas, leve sua bike até a revenda autorizada onde adquiriu a bike.
Código de erro E010: Indica uma baixa tensão da bateria. Tente carregar a bateria ou substituí-la se estiver danificada.
Código de erro E012: Sistema está superaquecendo. Desligue a bicicleta elétrica e deixe-a esfriar antes de ligá-la novamente.
Código de erro E013: Motor não está respondendo. Verifique as conexões entre o motor e a unidade de controle e certifique-se de que o motor não está danificado.
Código de erro E014: Unidade de controle não está recebendo sinais da bateria. Verifique as conexões entre a bateria e a unidade de controle e certifique-se de que a bateria não está danificada.
Código de erro E015: Falha na unidade de controle. Tente redefinir o sistema desligando a bicicleta elétrica e ligando-a novamente. Se o problema persistir, faça com que a unidade de controle seja verificada por um profissional.
Código de erro E016: Problema com os sensores de freio. Verifique as conexões entre os sensores de freio e a unidade de controle e certifique-se de que os sensores não estão danificados.
Código de erro E021: Problema com os sensores de assistência elétrica. Verifique as conexões entre os sensores de assistência elétrica e a unidade de controle e certifique-se de que os sensores não estão danificados.
Código de erro E022: Problema com os sensores de velocidade. Verifique as conexões entre os sensores de velocidade e a unidade de controle e certifique-se de que os sensores não estão danificados.
Código de erro E023: Problema com os sensores de torque. Verifique as conexões entre os sensores de torque e a unidade de controle e certifique-se de que os sensores não estão danificados.
Código de erro E031: Problema com o firmware. Tente atualizar o firmware para a versão mais recente e, se o problema persistir, faça com que a unidade de controle seja verificada por um profissional.
Mantenha a bike limpa e lubrificada – O motor da elétrica é bem forte, e isso cria mais desgaste na relação. Por isso, mantenha tudo sempre limpo e lubrificado.
Guarde a bike com meia carga – Nunca deixe a bateria 100% carregada ou zerada. Armazene a bike com meia carga para aumentar a vida útil da bateria.
Evite jatos de água – Vale para qualquer bike, mas principalmente para as elétricas. Leva a bike com água, mas sem mangueiras ou pressurizadores.
Limpe a entrada do carregador – A sujeira adora se acumular ali. Portanto, atenção especial para esta parte da bike.
Não entre com a bike na água – Sim, em teoria elas podem passar por riachos, mas sempre vale a pena evitar, até com sua bike “acústica”.
Não leva a bike de cabeça para baixo – A água pode encontrar uma forma de entrar onde não deve mais facilmente com a bike nesta posição. Portanto, evite!
Desconecte a bateria se for guardar a bike por muito tempo – Faça isso para evitar que ela perca a carga. Mesmo assim, vale a pena conferir de tempos em tempos.
Faça os updates de sistema – Assim, você sempre tem a última versão criada pelo fabricante, o que pode até corrigir erros e melhorar o desempenho
Use o carregador correto – Use sempre o modelo original da bike e, se ele queimar, procure um igual para substituir na rede de revendedores OGGI.
Troque a corrente quando necessário – A corrente é uma das peças que mais sofre desgaste na bike elétrica e deve ser substituída quando estiver esticada. Uma corrente nova prolonga a vida útil dos demais componentes da transmissão.
Leve a bike a um mecânico especializado – Pelo menos uma vez por ano, faça uma revisão geral da sua bike elétrica com um profissional qualificado. Ele poderá verificar o estado do motor, da bateria, dos sensores e dos demais componentes.
Esquecemos alguma coisa ou gostaria de acrescentar alguma dica? Use os comentários em nossas redes sociais e passe seu conhecimento para frente!
Nos vemos nos pedais!