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Com certeza, a fibra de carbono é um dos melhores materiais da atualidade para a construção de bicicletas de alto desempenho e, ao que tudo indica, este cenário não deve mudar tão cedo.
Isso porque, apesar de promessas variadas como grafeno, o carbono é um material extremamente leve, forte e versátil, e suas técnicas de construção já são amplamente conhecidas.
Uma das maiores vantagens da fibra de carbono é que ela apresenta uma relação entre resistência e peso muito vantajosa, o que permite construir quadros e componentes de bike que são leves e super fortes.
Além do material em si, boa parte dessa resistência vem de como o carbono é trabalhado: normalmente, um quadro é montado com dezenas de pequenos retalhos de tecido de carbono cuidadosamente posicionados, com tudo sendo unido com uma resina especial.
Isso permite orientar as fibras e criar formatos que maximizam a resistência, tudo usando o mínimo possível de material, ampliando a economia de peso. Mas, justamente por conta disso, o carbono às vezes exige alguns cuidados especiais.
Os tubos de uma bicicleta de carbono tem suas fibras, em maioria, posicionadas de forma a absorver as torções naturais do uso da bicicleta. Por isso, ele é extremamente forte no sentido longitudinal, mas nem tanto ao ser comprimido.
Por isso, muito cuidado ao transportar a bicicleta em racks que prendem a bike pelos tubos, ou mesmo na hora de prendê-la em um suporte para fazer manutenção. O ideal é tentar prender pelo canote, já que ele suporta melhor o aperto – mesmo assim, tome cuidado.
Além disso, convém evitar apertar os tubos mesmo com os dedos. Apesar de ser muito difícil danificar uma bicicleta mais robusta desta maneira, algumas bicicletas super leves, especialmente as de estrada, podem sofrer danos desta forma.
Usar um torquímetro bem calibrado para apertar os componentes é muito bom até mesmo em bicicletas simples, mas em bicicleta de carbono ele torna-se fundamental pelo motivo citado acima.
O cuidado é especialmente válido para componentes como mesas, guidões e canotes de carbono, já que apertá-los da forma errada pode causar um danos imperceptíveis, com o componente vindo a se quebrar enquanto o ciclista está pedalando.
Por isso, se for realizar trabalhos mecânicos em bikes de carbono, ou mesmo em qualquer outra bicicleta com componentes mais leves e delicados, sejam eles de alumínio, titânio ou outro material, sempre convém usar um torquímetro de qualidade.
Este tipo de pasta possui uma formulação abrasiva, que reduz o torque necessário para que um componente fique em seu devido lugar. Ela é muito útil quando você atinge o limite de torque de um canote, por exemplo, mas ele continua escorregando.
Preste muita atenção em bikes de carbono com canote de alumínio ou de alumínio com canote de carbono – muitas vezes, esta combinação causa a “solda química”, que vai grudar uma peça na outra.
Se for usar qualquer produto no canote de sua bicicleta, certifique-se que ele é aprovado pelo fabricante, e aposte em produtos renomados como a pasta Finish Line Fiber Grip.
Sim, você pode usar e abusar de sua bike de carbono da Oggi à vontade, e os atletas da Squadra Oggi são prova disso.
Mas, a maneira mais rápida de inutilizar uma bike de carbono é deixá-la em contato com alguma coisa durante o transporte. Por isso, ao colocar a bike no carro, certifique-se que nada está raspando em nada – às vezes, um disco de freio raspando por alguns minutos em um tubo já é o suficiente para causar danos.
A atenção deve ser redobrada caso você esteja transportando mais de uma bicicleta. Neste caso, vale a pena tentar isolar uma bike da outra com espumas ou almofadas, já que o movimento do carro vai fazer com que elas se mexem bastante durante a viagem.
Além disso, vale a pena proteger áreas sujeitas a impactos como o chain-stay, onde a corrente vai bater em diversas ocasiões, especialmente em trilhas esburacadas.
Além disso, acessórios como pára-lamas ou mesmo pneus largos demais também podem causar problemas – por isso, certifique-se que tudo está funcionando corretamente.
Isso vale para qualquer bicicleta, mas especialmente para as de carbono: sempre que for lavar a bike, utilize somente produtos de limpeza e lubrificação adequados.
Jamais utilize substâncias abrasivas ou solventes fortes, já que elas podem danificar a pintura e até mesmo a resina do carbono.
Não existe problema em usar lavadores de pressão em quadros e componentes de fibra de carbono. Mas, como de costume, não jogue o jato diretamente em selamentos, retentores e outros componentes onde a água e a sujeira possam penetrar.
Como você viu, cuidar de uma bike de carbono não é nada de outro planeta. Mas, se você realmente quer usar e abusar de sua bike com total tranquilidade, o melhor a se fazer é apostar em uma bike da Oggi – afinal, nós fazemos de tudo para oferecer as melhores bicicletas do mercado, com a qualidade que você merece!
Nos vemos nas trilhas!