;
Seja na cidade ou nas trilhas, andar de bike elétrica costuma ser uma experiência bem divertida. Mas, especialmente para a turma do Mountain Bike Enduro ou do trail, onde o foco é transpor obstáculos e curtir o rolê, a E-MTB é realmente uma oportunidade de viver uma experiência totalmente nova, com muitos mais minutos de diversão montanha abaixo, e também uma boa dose de adrenalina montanha acima.
Mas, por se tratar de uma modalidade agressiva, o Enduro exige bicicletas extremamente resistentes, com pneus e suspensões especiais e geometria projetada para enfrentar trilhas desafiadoras. Hoje, há diversas bicicletas elétricas no mercado adequadas para o Enduro, e a Oggi se destaca com modelos que combinam ótimo custo-desempenho e variedade de preços.
Na linha do fabricante, por exemplo, existem bicicletas como a Oggi Razzo 2024, com preço sugerido abaixo de 30 mil reais, e também a Oggi Potenza Pro, modelo topo de gama equipada com componentes de altíssimo desempenho, com um preço que sugerido que é praticamente a metade dos valores praticados por algumas marcas de fora do Brasil – além disso, a Oggi apresentou sua nova linha de elétricas no Shimano Fest, ampliando ainda mais sua oferta de produtos.
“Toda a nossa linha de elétricas full suspension (Razzo, Forza e Potenza) é preparada para encarar qualquer pista no Brasil. Com geometria totalmente atualizada e compatível com as melhores bikes importadas, esses modelos foram desenvolvidos para atender às particularidades dos ciclistas, considerando fatores como peso, preço, material, especificações e comportamento da bike”, afirmou Luiz Eduardo dos Santos Braga, Coordenador de Produtos com bastante experiência na bike, e que faz parte da Engenharia da Oggi desde 2020.
Luiz pratica Downhill desde 2013 e, em 2014, começou a trabalhar como auxiliar de mecânica, aprofundando ainda mais seu interesse pelas bikes. Sua primeira corrida foi em 2013 e, desde então, já explorou modalidades como XC, Dirt Jump e Bicicross.
Mais recentemente, ele participou de provas amadoras de XC em Manaus e, em 2023, de duas etapas do Kenda Cup, testando o protótipo que se tornaria a Big Wheel 7.6 2024. No final de 2023, ele competiu com as E-bikes Razzo e Potenza, conquistando pódio em ambas as provas. Em 2024, estreou na categoria E-bikes na “Descida das Escadas de Santos”, onde ficou em 4° lugar, colocando a Oggi no pódio ao lado de grandes nomes como Wallace Miranda e Bernardo Cruz.
Vale destacar que, além do Enduro, as bikes elétricas da Oggi podem ser utilizadas em diferentes modalidades, como o trail e o cross-country. Além disso, para quem está em busca de uma elétrica mais urbana, ou mesmo para trilhas leves e estradão de terra, o fabricante também oferece bicicletas como a Big Wheel 8.0 – confira a linha completa de elétricas da Oggi.
A geometria, conjunto de comprimentos e ângulos do quadro da bicicleta, são responsáveis por como ela se comporta nas trilhas. Além disso, quando falamos em bicicletas com suspensão integral, a cinemática também é outro ponto fundamental.
Assim, para funcionar corretamente, a geometria e a cinemática precisam estar bem ajustadas tanto ao ciclista quanto ao terreno, e este é justamente um dos pontos positivos das bikes da Oggi, já que elas são desenvolvidas nas trilhas, com seus protótipos sendo testados não apenas apenas pela equipe interna, mas também por pilotos profissionais de diversas modalidades.
A Potenza, com seu quadro em fibra de carbono, possui uma caixa de direção inclinada a 65 graus, proporcionando excelente controle nas descidas, mas mantendo a agilidade necessária nas subidas – uma característica importante para muitos ciclistas brasileiros.
No tamanho M, o modelo apresenta um alcance (reach) de 460 mm, que reduz a sensação de que a bicicleta pode capotar para frente em descidas íngremes. Ao mesmo tempo, oferece uma pilotagem mais natural, sem as adaptações necessárias em bikes muito longas, onde o piloto precisa deslocar o peso para frente nas curvas para garantir a aderência do pneu dianteiro.
A Razzo, por outro lado, tem um desenho mais alongado com distância entre os eixos maior, para deixar a bike mais estável, com seu quadro de alumínio, com os mesmos 65 graus de caixa de direção, mas com números menores de alcance, o que vai colocar o piloto em uma posição mais ereta e confortável, ideal principalmente para quem está pegando sua primeira E-Bike, justamente o perfil desta bicicleta.
No meio do caminho, o fabricante tem a Forza, que recebeu um novo quadro para 2025, e também uma grande renovação de componentes – confira todos os detalhes do lançamento da nova linha de elétricas da Oggi.
Além de contar com quadros resistentes, bem ajustados e que seguem todos os padrões mais modernos do mercado – como eixos passantes com espaçamento boost, caixas de direção cônicas e cabeamento e baterias integradas – as bikes elétricas da OGGI foram equipadas com componentes adequados para uso intenso.
Atualmente, todas as bikes elétricas com suspensão integral da Oggi são equipadas com rodas e pneus aprovados para uso em E-MTB, garantindo resistência ao peso adicional da bicicleta. Além disso, como não poderia ser diferente, todas elas utilizam canote retrátil, um item fundamental nas trilhas de hoje.
Outro detalhe interessante é que a Razzo e a Forza, bikes voltadas para ciclistas de entrada e nível intermediário, são equipadas com componentes Shimano Cues, que utilizam a tecnologia Linkglide para oferecer uma durabilidade na transmissão até três vezes maior. Além disso, os dentes do cassete são mais resistentes, suportando trocas de marcha em que a potência do ciclista é somada à da bike, sem risco de quebras. Já os modelos da linha Potenza, criados para quem busca desempenho, vêm equipados com transmissões de 12 velocidades da Shimano Na Sport e Pro ou da SRAM na Squadra.
Além disso, a OGGI não economizou na suspensão de suas E-Bikes de trilha, reconhecendo a importância desse componente para garantir controle e tração nos mais variados obstáculos. A Squadra 2025, por exemplo, vem equipada com conjunto de suspensões eletrônicas RockShox com sistema Flight Attendant, que se integra ao seu conjunto totalmente eletrônico, incluindo câmbio SRAM XX Transmission e canote RockShox Reverb sem fio. Este modelo representa uma das bikes mais avançadas do mundo, feita para enfrentar qualquer tipo de trilha.
Para a Forza, a OGGI apostou no conjunto formado pelo garfo RockShox Lyric, com 160 mm de curso, projetado especialmente para elétricas, e pelo shock Super Deluxe Select, que conta com reservatório piggyback para ajudar na dissipação de calor e oferecer um controle superior para a suspensão traseira.
A atenção com os detalhes está presente até mesmo em bikes de entrada como a nova geração da Razzo 2025, que já vem equipada com o novíssimo garfo RockShox Psylo Gold, com 160 mm de curso e o inovador damper Isolator RC, que possui controle de retorno, três posições de regulagem de compressão e um pistão flutuante interno que evita a mistura de ar com óleo, proporcionando um funcionamento consistente raramente encontrado em garfos desta faixa de preço.
“As bikes foram feitas para aguentar, mas tudo depende do uso. Usuários com menos experiência em determinadas pistas ou saltos tendem a exigir mais da bike em aterrissagens, sprints e curvas, pois ainda não sabem se posicionar corretamente, aliviar o peso para superar obstáculos, entre outros detalhes. No entanto, elas suportam muito bem e já participei de provas que exigem muito delas”, explicou Luiz, que figura nas imagens que ilustram esta matéria.
Como o foco aqui são as bicicletas elétricas, os motores e as baterias não poderiam ficar de fora. Vale destacar que as bikes da Oggi utilizam componentes de qualidade comprovada, como as transmissões Shimano EP6 e EP8, que equipam a Forza e a Potenza, oferecendo uma pedalada super intuitiva e natural. Além disso, os motores Oggi T110 e T130, que equipam as diferentes gerações da Razzo – com 110 e 130 N/m de torque, respectivamente – estão entre os motores de bicicleta mais potentes do planeta, garantindo um desempenho incomparável nas subidas.
Além disso, seguindo a tendência do mercado, as bikes da Oggi utilizam baterias de grande capacidade, com a Razzo oferecendo até 705 Wh de capacidade de carga, enquanto a Potenza e a Forza apostam em baterias de 630 Wh. A durabilidade da bateria depende de diversos fatores, e sempre é possivel aumentar a autonomia de seus pedais.
Por último, mas não menos importante, todas as elétricas da Oggi acompanham seguro grátis por 14 meses, para você pedalar com total tranquilidade, e o novo limitador de velocidade a 45 km/h (à partir da Big Wheel 8.2), para você se divertir ainda mais.
“Posso falar mil coisas positivas sobre os motores, mas nada se compara a subir na bike e sentir o motor ajudando você a encarar aquela trilha difícil sem sofrimento, chegar mais rápido ao seu destino, vencer aquela subida em que sempre acabava empurrando a bike, e por aí vai. Enfim, se você ainda não tem uma, minha dica é: faça um test ride e experimente a diferença. Aposto que vai ficar muito satisfeito com a sua compra”, finalizou Luiz.
Como você viu, as bicicletas elétricas da Oggi não são apenas projetadas com tecnologia de ponta, mas também com a experiência real de quem está nas trilhas, pedalando e competindo nas mais variadas modalidades do E-MTB. Isso quer dizer que elas foram desenvolvidas por profissionais que vivem e respiram o ciclismo, como Luiz Eduardo, que tem anos de experiência nas trilhas e competições.
Isso garante que essas E-MTBs não só atendem às necessidades dos ciclistas, mas são feitas para resistir ao uso intenso, oferecendo o equilíbrio perfeito entre resistência, desempenho, conforto e, acima de tudo, muita segurança para o ciclista.
Por isso, se for praticar enduro de elétrica, pode apostar numa bike da Oggi e nos vemos nos pedais!
🙂