;
Com chances de representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, Raiza Goulão reflete sobre sua carreira, maturidade e legado no esporte
Para quem anda de mountain bike no Brasil, o nome Raiza Goulão praticamente dispensa apresentações. Afinal, ao longo dos anos, a atleta firmou-se como uma das mais dominantes do país em provas de cross-country, colecionando incontáveis vitórias e títulos.
Tendo representado o Brasil nas Olimpíadas do Rio em 2016 na prova de cross-country olímpico, a atleta da Squadra Oggi está novamente focada na possibilidade de representar o país no mais importante evento esportivo do planeta nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam no fim de julho.
Mas, do alto de seus 32 anos, Raiza certamente tem bastante bagagem para compartilhar, e você vai conferir um pouquinho disso no texto abaixo.
Aproveite! 🙂
Pela primeira vez na história, o Brasil vai receber as duas primeiras etapas da Copa do Mundo de MTB XCO, com a primeira delas acontecendo em Mairiporã, São Paulo, e a segunda em Araxá, Minas Gerais, ambas em abril.
Por conta disso, e também pela maior pontuação no ranking que define a vaga olímpica, Raiza deve focar suas atenções nessas provas na reta final nesta disputa que segue em aberto.
“A realização de duas etapas da Copa do Mundo em nosso país já indica as provas nas quais vou concentrar minha atenção. Além disso, é importante notar que, de acordo com um critério estabelecido pela Confederação Brasileira, as etapas terão seu peso dobrado na contagem de pontos. Além disso, competir em casa, diante da torcida, é sempre um estímulo adicional para mim”, comentou a atleta.
“Tive um ano de 2023 incrível e foi um combustível surreal. No início desta temporada estou me observando, analisando muito bem os treinos. Estamos com um planejamento incrível”, explicou.
Mas, além dos treinos intensos e de toda a dedicação que são marcas registradas de sua carreira, Raiza também está apostando em uma grande carta na manga: sua maturidade como atleta.
“Entendo a maturidade como algo valioso, uma dádiva que devemos acolher, observar, aceitar e trabalhar a nosso favor. No meu caso, percebo que a maturidade como atleta traz uma maior tranquilidade e crescente resiliência. Isso me permite compreender como meu estado mental, corpo, físico e técnica influenciam no desempenho durante as competições, proporcionando uma abordagem mais consciente”, explicou.
Assim como diversos outros grandes atletas, e também uma quantidade de amadores que não para de crescer, Raiza Goulão já percebeu que bicicletas elétricas de trilha de alto desempenho como a Oggi Potenza Pro podem ser uma excelente ferramenta de integração social no pedal, mas também uma ótima forma de complementar os treinos.
“A e-bike é um sonho para muitos, não é? Eu vejo seu valor tanto em termos de mobilidade quanto de treino e acessibilidade. Incorporar a e-bike nos meus treinos tem sido muito eficaz, não apenas em sessões técnicas, mas também nos dias de regeneração. Ela me permite realizar treinos mais divertidos e subir sem me esforçar tanto”, afirmou a atleta.
“Hoje, consigo encaixar ela nas minhas rotinas de treino enquanto eu estou em casa, então está sendo algo bem legal. Ela também acaba proporcionando a outras pessoas estarem mais próximas de mim nos meus treinos, algo que não poderia acontecer antes. Isso é legal: como ela pode unir todas as tribos da bike”, complementou Raiza.
“Eu acho que de 2016 pra cá tivemos uma evolução muito grande, nosso país vem numa ascensão incrível com o mountain bike, e temos como prova disso ser sede de etapas da Copa do Mundo. Então, eu acho que também a minha maturidade como atleta, como pessoa, traz uma nova atleta para esse preparo na reta final de Paris 2024”, afirmou Raiza.
Porém, mais do que representar o Brasil nos jogos olímpicos, e em outras competições de nível extremamente elevado, ao redor do mundo, Raiza entende que manter a chama do esporte brilhando sempre forte é fundamental, até mesmo pelas próximas gerações de atletas brasileiros.
“Busco deixar um legado que considero valioso, e acredito que minha maior contribuição está em influenciar as pessoas de maneira positiva, plantando sementes da minha essência em cada uma delas. Essa abordagem envolve disseminar valores positivos e cultivar o bem. Ao lidar com esportes, tento implantar essa filosofia desde a raiz até a maneira de ser de cada indivíduo. Seja despertando o gosto pelo café em alguns, promovendo uma abordagem mais leve em outros, ou simplesmente sendo acessível e presente na prática esportiva.”, explicou Raiza.
“No contexto do meu projeto, o Team Raiza Goulão, a visão é manter a humildade, trabalhar em colaboração com a comunidade e sempre se doar para ajudar o próximo. Acredito que, além das conquistas tangíveis, como medalhas, o verdadeiro valor reside na jornada em si. Quero transmitir essa mensagem para minha equipe, para os atletas e os embaixadores que fazem parte do projeto. A beleza da jornada, os desafios enfrentados e o processo para alcançar os sonhos e objetivos são mais significativos do que os objetivos em si. Não se trata apenas da medalha final, mas dos capítulos escritos ao longo do caminho. É sobre as experiências vividas, e não apenas sobre o ponto final no fim do percurso”, finalizou a atleta.
As provas de MTB Cross-Country Olímpico dos jogos de Paris, na França, acontecerão nos dias 28 e 29 de julho. Além de Raiza, a Squadra Oggi também tem chances de representar o Brasil com José Gabriel, que atualmente está muito bem posicionado na disputa pela vaga.
Vamos torcer por nossos atletas e, como de costume, nos vemos nos pedais! 🙂