; Entrevista - David Peterle, CEO da Oggi, fala sobre o futuro do mercado da bike Entrevista - David Peterle, CEO da Oggi, fala sobre o futuro do mercado da bike
« Voltar

Entrevista – David Peterle, CEO da Oggi, fala sobre o futuro do mercado da bike

11 outubro, 2024

CEO e criador da Oggi Bikes apontou os rumos que o mercado da bike deve tomar nos próximos anos

Felizmente, os anos de 2020 e 2021, assim como as lembranças da pandemia de Covid-19, já estão ficando no passado para a maioria das pessoas. Porém, para o mercado de bicicletas, esse período foi realmente marcante, com seus reflexos sendo sentidos até hoje. Isso porque, durante a fase de isolamento social, as pessoas, em busca de opções de lazer ao ar livre, fizeram as vendas de bikes “explodirem”, atingindo números simplesmente inimagináveis.

Ao mesmo tempo, as dificuldades nas cadeias de suprimentos limitaram a disponibilidade de componentes, criando um cenário de alta demanda com uma oferta menor do que poderia ter sido.

Porém, após esse período de fortes vendas, o fim das restrições de circulação criou um cenário inédito, com uma grande quantidade de bicicletas “quase novas” sendo colocadas à venda no mercado. Isso, somado à expectativa de manutenção da demanda dos tempos de pandemia e às dificuldades na cadeia produtiva, fez com que diversos fabricantes acumulassem grandes estoques, deixando o mercado parcialmente paralisado.

Certamente, atravessar esse período exigiu decisões precisas, eficiência interna e muito respeito pelo consumidor – qualidades que sempre fizeram parte da rotina da Oggi Bikes, marca criada pelo empresário David Peterle e pela distribuidora Isapa, há exatamente dez anos. 

Durante a Shimano Fest 2024, a equipe do Blog da Oggi teve a oportunidade de conversar com David, para entender melhor não só como foi esse período desafiador, mas também para explorar as próximas tendências e expectativas do fabricante.

“Antes da pandemia, o mercado já estava crescendo, mas não com a intensidade que vimos durante a pandemia. Com as restrições aos esportes coletivos, muitas pessoas focaram na corrida ou no ciclismo, o que fez a demanda por bicicletas explodir. Foi ótimo ver as pessoas buscando a bike como uma forma de se manterem saudáveis. Apesar dos desafios da pandemia, ficou uma nova filosofia de vida, com mais pessoas adotando o esporte em sua rotina”, comentou David.

“Tenho visto a geração Z praticando muito mais esporte do que as gerações anteriores. A bicicleta ajudou a introduzir muitos a esse mundo; alguns até voltaram para seus esportes anteriores, mas gostaram tanto da experiência com a bike que continuam pedalando”, complementou. 

Acreditar no mercado, uma marca da Oggi

Com as incertezas do início da pandemia, muitas marcas recuaram, cancelando pedidos com fornecedores, apenas para serem surpreendidas por uma demanda extremamente alta poucos meses depois. No entanto, segundo David, acreditar no mercado e manter a produção foi uma das estratégias que permitiu ao fabricante continuar crescendo durante todo esse período.

“Somos uma empresa antenada globalmente e durante a pandemia, surgiu a oportunidade de promover um estilo de vida saudável. Apostamos nisso, não tiramos o pé e ganhamos mais relevância e participação no mercado. As pessoas reconheceram na Oggi dois fatores: não exploramos o aumento da demanda com preços mais altos e nunca deixamos de entregar qualidade, mesmo com a escassez de matéria-prima”, resumiu David.

“O mercado mundial sofreu no pós-pandemia, e todas as marcas ficaram com excesso de estoque. Embora a demanda não tenha caído — na verdade, ela vem crescendo em comparação ao período pré-pandemia — ainda há muito estoque acumulado no mundo, que está sendo gradualmente reduzido. Em 2025, todas as marcas estarão mais equilibradas, podendo oferecer ao mercado melhor qualidade, inovação e tecnologia no momento certo, como é o caso da Oggi, que durante a Shimano Fest apresentou a Linha Oggi 2025, com super tecnologia, entregando o que há de melhor no mundo”, afirmou o CEO. 

Consumidor mais exigente, em busca de qualidade

Outro detalhe importante é que, segundo David, o perfil do consumidor brasileiro está mudando para melhor, o que exige renovações precisas no portfólio de produtos da marca. Isso inclui, cada vez mais, as bicicletas elétricas, que, tanto nas cidades quanto nas trilhas, estão ganhando uma fatia maior do mercado.

“Nos últimos anos, o ciclista brasileiro tem buscado produtos que entreguem performance, segurança, tecnologia e claro, com ótimo custo-benefício. A percepção do consumidor mudou: não basta ter preço baixo, é preciso qualidade. Além disso, para quem não tem condições clínicas, não quer tanto esforço ou busca mais diversão, a bike elétrica se tornou ideal, oferecendo controle sobre o nível de esforço. Cada vez mais pessoas, incluindo mulheres e jovens, estão migrando para a bike elétrica, seja por diversão ou para continuar pedalando sem limitações. Isso é uma tendência natural.”  

“A Oggi nasceu com a filosofia de introduzir mais pessoas no mundo saudável da bike. Por isso, precisamos oferecer produtos para todas as categorias: entrada, lazer e alta performance, incluindo a mobilidade. Esse mercado é novo e promissor, e queremos incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa e usarem bikes para se deslocar para o trabalho, academia, escola ou faculdade”, afirmou David.

“Além disso, este ano, estamos apostando em um público que busca uma gravel com bom custo-benefício. No mercado, há muitas opções caras, então trouxemos uma alternativa que oferece tecnologia e desempenho para trilhas e uso diário na cidade, sem pesar no bolso. Nossa gravel proporciona tudo isso”, complementou. 

Dez Anos de Oggi Bikes: Jovens na Estrada, Maduros no Pedal

É difícil imaginar que a Oggi, uma das marcas mais reconhecidas do mercado nacional da bicicleta, foi criada há apenas dez anos. Porém, mais interessante do que a rápida progressão da marca, é entender quais são os próximos passos do fabricante, que prometem levar qualidade, desempenho, segurança e respeito pelo consumidor para um público ainda maior.   

“A Oggi está comemorando 10 anos de existência no Brasil, apesar de sermos um grupo com mais de 60 anos no mundo da bike. Isso significa que, embora sejamos relativamente jovens, somos maduros. Oferecemos ao mercado, com nosso DNA, tecnologia de ponta para quem busca o melhor e, para produtos de menor valor, garantimos qualidade que vai além do básico. Nossos quadros têm geometria atualizada que proporciona desempenho, com componentes que garantem prazer em pedalar e durabilidade, mesmo na linha de entrada. Ao investir em uma Oggi, você pode ter certeza de que está adquirindo tecnologia, durabilidade e garantia”, finalizou David. 

Comemorar dez anos de vida é um marco importante para a Oggi Bikes, que, em tão pouco tempo, se tornou uma das marcas mais presentes no mercado nacional. Combinando tecnologia, segurança e qualidade, a marca está pronta para seus próximos desafios: expandir sua presença e levar sua excelência ainda mais longe. Assim, a Oggi mostra que o Brasil tem um papel de destaque no cenário mundial das bicicletas, comprometendo-se a inovar e a satisfazer ciclistas por onde quer que vá.

Onde houver paixão por pedalar, estaremos lá… Nos vemos nos pedais!

🙂

Últimos posts