; Ferramentas para bicicleta que não podem faltar em sua oficina doméstica Ferramentas para bicicleta que não podem faltar em sua oficina doméstica
« Voltar

Ferramentas para bicicleta que não podem faltar em sua oficina doméstica

3 novembro, 2022

Confira as ferramentas básicas que você precisa para cuidar bem da sua bike sem sair de casa!
A manutenção preventiva é uma das medidas mais importantes que você deve tomar para manter a longevidade da sua bicicleta. Por isso, todo ciclista deve ter em casa algumas ferramentas básicas, para fazer os trabalhos mais cotidianos.

Sempre vale a pena investir em ferramentas de qualidade, já que ela vai durar a vida inteira e, com isso, o custo de aquisição acaba sendo amortizado ao longo dos anos.

Agora, confira o básico que você precisa para cuidar bem da sua magrela sem sair de casa.

Jogo de Chave Allen
Canivetes multi-ferramentas como o Park Tool MT-40 são ótimos para o pedal. Mas, para usar em casa, seu uso é mais limitado – muitas vezes, a ferramenta é mais “gorda”, com chaves mais curtas que dificultam o acesso aos parafusos mais complicados.

Por isso, vale a pena ter em casa um kit como o HXS-1.2 da Park Tool. Além de ter chaves longas, a ponta da haste maior é arredondada, permitindo acessar parafusos em ângulo – uma baita mão na roda para tirar e colocar parafusos de caramanhola, por exemplo.

Espátulas para tirar pneus
As espátulas Park Tool TL-4.2 são, em nossa experiência, as melhores que você pode comprar, tanto para uso doméstico quanto para levar nos pedais – ela tem a ponta fina e um desenho que permite tirar até o mais chato dos pneus tubeless.

Para extrair o cassete
Outra ferramenta importante é um extrator de cassete como a Park Tool FR-5, já que o cassete é um item de desgaste e, de tempos em tempos, você vai precisar trocá-lo. Além disso, às vezes é preciso retirá-lo para fazer manutenção na roda livre da bike.

Muitas vezes, a chave de cassete também é usada para soltar discos de freio ou tampas de suspensão, mas isso varia de caso para caso.

Além dele, você vai precisar de uma chave para segurar o cassete enquanto você solta a porca de fixação.

Chave Torx
Muitas bikes modernas, principalmente modelos equipados com componentes da SRAM, precisam de chaves no padrão torx até para ajustar o cockpit.

Se este for o seu caso, um kit como o ParkTool TWS-2 pode ser uma excelente pedida.

Torquímetro
Atualmente, se você tem uma bike de carbono ou com componentes leves de alumínio, você precisa ter um torquímetro. Neste caso, modelos profissionais como o Park Tool TW-6.2 oferecem diferentes regulagens, permitindo apertar com precisão todos os componentes da bike.

Mas, para o uso doméstico, modelos como o Park Tool Atd-1.2 são ótimos pelo tamanho e pelo custo menor, e ainda oferecem regulagem de torque – caso contrário, você vai precisar de um torquímetro diferente para cada parafuso da bike.

Chave de pedal
Os pedais de bicicleta costumam utilizar chaves 15. Mas, em alguns casos, um pedal super apertado vai precisar de uma chave de pedal para ser retirado, já que chaves convencionais não costumam ter uma alavanca muito grande.

Lembre-se que o pedal da bicicleta é apertado durante a pedalada, e por isso é comum que eles fiquem bem duros de sair. Nestes casos, chaves como a Park Tool PW-5 são fundamentais.

Bomba de pé
Se você tem uma bike de estrada, a bomba de pé é um item obrigatório para se ter em casa. Afinal, vai ser difícil colocar 100 libras no pneu com a bomba de mão. A Park Tool tem diversas opções de bombas, inclusive a PFP-6 para uso doméstico.

Chave de corrente
Outro item que não pode faltar em nenhuma oficina é uma boa chave de corrente como a Park Tool CT-3.3. Até porque, a corrente é um dos itens de maior desgaste de uma bicicleta e andar com corrente gasta vai destruir o cassete e a coroa – por isso, fique sempre de olho na sua e troque assim que ela apresentar sinais de desgaste.

Ferramentas convencionais e caixas
As ferramentas indicadas acima são feitas especialmente para bicicletas. Mas, de uma forma ou de outra, é sempre importante ter em casa ferramentas convencionais como chaves de fenda, chaves philips, alicates de bico, de corte de cabos e de pressão.

Outra excelente opção é investir em um kit completo de ferramentas, como as diversas maletas oferecidas pela Park Tool – A marca oferece opções como a Mechanic Home Starter com 15 itens, até o Kit Master, que tem cerca de 350 ferramentas.

Últimos posts