;
Além de ser incrível para seus deslocamentos urbanos, a bike elétrica ainda pode ser uma grande fonte de lazer, convívio social, saúde e até para os treinos.
Parado no trânsito, olhando a vida passar pela janela, você já deve ter notado que cada vez mais pessoas estão apostando na bicicleta elétrica como meio de transporte. Embora os motivos para isso pareçam óbvios – economia de tempo, liberdade e redução de gastos –, há muitas outras razões que levam as pessoas a adotarem as e-bikes não só como veículo, mas como uma ferramenta para viver e até para treinar melhor.
big wheel 8.2
Atualmente, diversos estudos sugerem que a bike elétrica pode ser uma grande aliada para a saúde e uma ótima opção para retomar a prática de exercícios. E não é difícil encontrar exemplos disso na vida real:
“Me acidentei em uma escada, precisei me afastar do pedal perdi a resistência. Quando voltei, a elétrica foi uma grande aliada. Ela me ajudou a retomar o ritmo, já que ela permite pedalar sem sobrecarregar o corpo, o que é ótimo pra quem está voltando ou precisa de um apoio a mais”, explicou Rodrigo Lapelucci, Administrador que hoje tem 41 anos a aposta em uma Oggi Big Wheel 8.2 para encarar seus desafios diários e também para treinar.
Ebike e o benefício para a saúde
Para muita gente, andar de elétrica não deveria contar como atividade física, mas quem já pedalou uma e-bike sabe que nada poderia estar mais longe da verdade. Como prova, temos estudos como esta revisão sistemática realizada pelo International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity.
O artigo avaliou os benefícios das elétricas e concluiu que, embora a intensidade da atividade com elas seja menor que a do ciclismo convencional, a e-bike supera a caminhada, permitindo pedalar sem sobrecarregar o corpo, conclusão compartilhada por médicos experientes:
“O motor elétrico reduz a força exigida ao pedalar, o que traz dois benefícios-chave. Primeiro, o fator psicológico: ao superar desafios gradualmente, a pessoa ganha autoconfiança e adere mais ao esporte. Segundo, o fator fisiológico: a prática frequente permite que ela inicie um processo de recuperação, justamente por se manter ativa”, explicou o cirurgião ortopédico Fernando Villalon.
A bicicleta elétrica também conta como treino
A possibilidade de ajustar a intensidade do exercício é um grande diferencial da e-bike. Isso permite que ela seja utilizada como uma ferramenta de treino até mesmo para quem busca alta performance como Edu Marcondes, atleta e gestor da Squadra Oggi, equipe profissional de mountain biking. .
“Sabe aqueles dias de preguiça ou cansaço? Com a elétrica, um pedal de 20 a 25 km na bike normal vira quase 50, com menos esforço. Você aproveita o rolê, faz o treino aeróbico e ainda se diverte, sem precisar forçar quando não quer”, explicou.
“Na minha e-bike, instalei um medidor de potência, então mantenho o mesmo esforço que teria na outra bike, como em um treino de Zona 2, por exemplo. Mas, quando chega a subida, não preciso me desgastar tanto – basta aumentar a assistência e sigo girando sem sobrecarga. Isso torna o treino mais prazeroso, divertido e eficiente, porque a e-bike é rápida”, contou Edu, que usa uma Oggi Potenza nos seus treinos.
Além disso, ele também destacou os benefícios das e-mtbs nos treinamentos de técnica de pilotagem, já que elas economizam o tempo das subidas, permitindo que o atleta passe muito mais tempo descendo ou pilotando em alta velocidade, algo que melhora as habilidades do piloto.
A elétrica e seu papel inclusivo
Assim como você viu aqui no Blog da Oggi, a bicicleta elétrica é excelente para unir pessoas ao redor das pedaladas, inclusive para casais que têm níveis diferentes de pedalada. Mais do que isso, ela é perfeita para quem quer curtir o prazer da bike de uma forma menos compromissada.
“Sempre pedalei, mas nunca quis ser atleta. É um esporte que exige muito, principalmente de quem é mais velho, já que perdemos condicionamento rápido. Bastavam alguns dias parado para sentir muita diferença, e isso me fez parar de pedalar”, comentou Vicente Rezende, que hoje tem 50 anos e, há cerca de um ano, comprou uma mountain bike elétrica.
“A elétrica me permitiu voltar para o ciclismo, pedalo todos os finais de semana sem falta e ando nas trilhas mais difíceis do Brasil. Então, para mim, a elétrica melhorou muita coisa, inclusive saúde mental, contato com a natureza e a atividade física”, complementou.
Além disso, diversos estudos demonstram que as bicicletas elétricas promovem a interação social e inclusão. Por exemplo, o estudo “Gaining Traction on Social Aspects of E-Biking: A Scoping Review” destacou que ela amplia o acesso a atividades de lazer, cria espaços de convivência e incentiva a formação de comunidades mais integradas.
“Minha esposa, por exemplo, não é atleta, mas com a e-bike, ela consegue me acompanhar. Claro, não escolhemos trilhas muito técnicas, mas ela não sente receio de sair para pedalar porque sabe que vai acompanhar”, avaliou Edu Marcondes.
“Hoje a e-bike fez parte da minha rotina, tanto como atleta quanto na minha vida pessoal, permitindo que minha esposa também pedale comigo”, concluiu..
Como você viu, a e-bike vai muito além de um meio de transporte. Ela é uma ferramenta completa que transforma seu dia a dia, proporcionando saúde, bem-estar e muita diversão, seja para retomar os exercícios, melhorar o desempenho nos treinos ou simplesmente aproveitar o prazer de pedalar com mais leveza e inclusão.
Por isso, seja de elétrica ou de bike convencional, nos vemos nos pedais!