« Voltar

O que levar nas suas pedaladas? 

O que levar nas suas pedaladas? 

 

Vai sair para pedalar? Aprenda a organizar suas coisas para não ficar na mão!

Todo ciclista deve tentar ser auto-suficiente durante uma pedalada. Isso porque, seja na estrada, na trilha ou na cidade, ficar a pé por conta de uma dificuldade que poderia ser facilmente resolvida com uma chave de fenda ou uma câmara de ar é uma experiência bastante frustrante.

 

 

Por isso, confira abaixo tudo o que você precisa levar, e como organizar suas coisas, para sair e voltar para casa sempre sobre duas rodas!

 

1 – O básico para resolver problemas mecânicos

A maioria dos problemas que uma bike pode sofrer podem ser reparados com ferramentas e acessórios simples. O básico está abaixo:

 

 

1 – Canivete de ferramentas para bicicleta – escolha marcas de qualidade como a Park Tool;
2 – Bomba de encher pneus de bicicleta;
3 – Câmara de ar reserva (duas se for pedalar na estrada ou na trilha sem tubeless);
4 – Jogo de espátulas para tirar pneus de bicicleta;
5 – Um kit com remendos para câmaras de ar de bicicleta.

 

2 – Cada modalidade tem suas particularidades

Ciclistas com objetivos diferentes utilizam bicicletas diferentes. Assim, cada tipo de bike vai exigir um tipo de ferramental. Lembre-se que você depende de suas ferramentas, por isso é importante investir em modelos de qualidade.

 

Estrada

-A bomba de ar deve ser de alta pressão. Elas costumam ser mais finas, mas para ter certeza, só mesmo olhando o uso indicado na embalagem ou na descrição do produto. Escolha um modelo capaz de colocar, segundo o fabricante, ao menos 100 PSI no pneu;

 

As espátulas devem ser robustas e resistentes, já que muitos pneus de estrada são duros de tirar.

-De preferência para bombas longas, mas com o diâmetro pequeno. Elas combinam alta pressão e alto volume – mini bombas, apesar de serem leves, demoram bastante para encher o pneu.
-Uma pinça pode ser útil para retirar pequenos pedacinhos de arame de pneu de caminhão que furam os pneus das bikes de estrada – uma verdadeira praga em muitas rodovias brasileiras.

 

Mountain Bike

-Escolha um canivete de ferramentas com chave de corrente. Na trilha, danificar a corrente da bike não é uma ocorrência super incomum.
-Se sua bike estiver com pneus sem câmara, não se esqueça de levar um kit de reparo no estilo “macarrão adesivo” ou similares.

 

-A bomba pode ser de alta pressão, mas as de alto volume enchem o pneu de MTB mais rapidamente. Elas costumam ser mais largas do que as de estrada.

Bike Urbana

-Adicione uma capa de chuva nas suas coisas. Não pesa nada e pode ajudar bastante em uma emergência.
-Um par de luvas cirúrgicas ajudam a manter as mãos limpas em pequenos reparos – muito útil quando o pneu fura no caminho para o trabalho.
-Lenços umedecidos e uma toalha de rosto ajudam a fazer uma higiene básica em emergências.

 

3 – Tenha uma bolsinha para levar tudo

Uma sacolinha de pano, do tipo dessas que vem com óculos escuros, ou algo similar, são ótimas opções para manter todas as suas ferramentas justas e organizadas. Assim, fica mais difícil esquecer alguma coisa em casa, principalmente se você tem mais de uma bike.

4 – Alimentos

Se for pedalar na trilha ou na estrada, onde muitas vezes não é possível encontrar comida com facilidade, é importante levar tudo o que você vai consumir durante uma pedalada. Para saber mais, confira o que comer antes, durante e depois de uma pedalada.

 

 

Aposte em coisas simples como bananinhas, gel em sachê e outros alimentos com carboidratos simples, de fácil transporte e digestão rápida. No frio, lembre-se de levar alimentos a mais, já que seu corpo vai gastar mais energia para manter-se aquecido.

 

5 – Hidratação

Pode ser uma garrafinha (ou duas) com água ou seu líquido de hidratação favorito, ou uma mochila de hidratação. O importante é jamais sair de casa sem nada para beber, mesmo que o tempo esteja frio.

No calor, lembre-se de levar bastante água, já que você vai precisar beber mais para não desidratar.

 

6 – Não esqueça dinheiro, documentos e celular

O título diz tudo, mas é muito importante levar dinheiro, cartões, documentos e um telefone celular com crédito e bateria para qualquer pedal. Em caso de problemas mecânicos mais sérios, você precisa ter a capacidade de chamar um parente ou amigo para te resgatar, ou mesmo um carro de aplicativo.

Além disso, parar em algum lugar para tomar um café ou um refrigerante é uma das melhores partes de uma pedalada – aproveite a pausa e o papo com os amigos.

 

7 – Dias frios ou com risco de chuva

Inclua uma  jaqueta ou colete corta-vento em suas coisas se o dia estiver muito frio, ou com risco de chuva. Lembre-se que, longe de um ponto de apoio, você vai precisar se proteger do frio caso o tempo vire de uma hora para a outra – é melhor prevenir do que remediar.

Esquecemos alguma coisa ou gostaria de acrescentar alguma dica? Utilize os comentários em nossas redes sociais!