« Voltar

Para que serve e como usar a embreagem do câmbio da bicicleta

Para que serve e como usar a embreagem do câmbio da bicicleta

Cada vez mais comum, a embreagem é uma das melhores aliadas dos câmbios modernos de bicicleta. E você, sabe como ela funciona? 

Há apenas alguns anos, o barulho da corrente batendo no quadro era praticamente a trilha sonora de qualquer descida mais esburacada feita com uma bike. Isso porque, por utilizar molas para manter a corrente tensionada em diferentes marchas, o câmbio traseiro acaba oscilando bastante. O barulho, normalmente, vem da corrente batendo no chain-stay, que são os tubos inferiores do triângulo traseiro da bicicleta.

Porém, há alguns anos, fabricantes de componentes como Shimano e SRAM desenvolveram um mecanismo diferente, capaz de manter a corrente estabilizada, evitando barulhos e reduzindo drasticamente os casos de descarrilamento da corrente. Trata-se da embreagem, ou trava para alguns.

Agora, entenda para que serve, e como ela funciona.

 

O básico para entender a embreagem

Para entender como a embreagem funciona, antes de qualquer coisa é preciso aprender o básico de como opera o câmbio traseiro da bike. Para simplificar, dividimos ele em duas partes: paralelogramo e cage.

Paralelogramo – Move-se de um lado para o outro quando você aciona os botões de troca de marcha, trocando a corrente entre as engrenagens traseiras.

Cage – A parte que segura as duas roldanas e mantém a tensão da corrente correta, mesmo em engrenagens de tamanhos diferentes.

Enbreagem – Retêm a oscilação do cage, permitindo que ele resista ao movimento de esticar a corrente. Porém, para puxar a corrente, o movimento é livre.

Como a embreagem funciona?

O funcionamento do mecanismo da embreagem varia de marca para marca e de modelo para modelo. Porém, sua função é sempre a mesma: com ela, o cage do câmbio pode encolher facilmente. Por outro lado, a embreagem oferece resistência no sentido contrário, evitando que a corrente balance quando passamos com a bike em buracos.

Isto é fundamental para evitar que a corrente bata no chain-stay, mas também ajuda a evitar que ela balance demais, o que pode fazer com que ela caia das coroas dianteiras.

Este detalhe é fundamental para bikes sem câmbio dianteiro – a bem da verdade, sem a trava e sem as coroas como dentes especiais que ajudam a prender a corrente, este tipo de sistema jamais funcionaria.

 

Como usar a trava ou embreagem do meu câmbio?

O funcionamento do mecanismo é super simples, e você não precisa se preocupar com ele durante a pedalada, apenas se você for tirar a roda traseira da bike para transporte ou manutenção. Neste caso, siga as dicas:

Câmbios Shimano

A embreagem precisa ser desligada para retirar a roda.


Tirando a roda 

-Mova a alavanca da trava para a posição off;
-Solte a blocagem ou eixo traseiro;
-Com uma das mãos, tire o câmbio do caminho das engrenagens traseiras;
-Retire a roda da bike.


Colocando a roda 

-Mova a alavanca da trava para a posição off;
-Com uma das mãos, tire o câmbio do caminho das engrenagens traseiras
-Coloque a roda da bike.
-Aperte a blocagem ou eixo traseiro;
-Antes de pedalar, mova a alavanca para a posição on.

Câmbios SRAM

A embreagem sempre está funcionando, mas o câmbio tem uma trava que facilita tirar e colocar a roda.

Tirando a roda 

-Puxe o cage para frente, no sentido de afrouxar a corrente, e segure;
-Acione o botão localizado no câmbio, identificado por um cadeado, para travar o cage;
-O cage deve ficar travado aberto, com a corrente frouxa.
-Retire a roda da bike.


Colocando a roda 

-Puxe o cage para frente, no sentido de afrouxar a corrente;
-Acione o botão localizado no corpo do câmbio (identificado por um cadeado);
-O cage deve ficar travado aberto, com a corrente frouxa;
-Coloque a roda na bicicleta e aperte o eixo ou blocagem;
-Aperte novamente o botão do cadeado para liberar o cage.

Observações importantes

Como você reparou, os câmbios da Shimano podem ter sua embreagem ativada ou desativada, com uma alavanca que pode ficar na posição “on” e “off”. É importante destacar que, na posição “off”, um câmbio Shimano funcionará exatamente como um modelo sem embreagem. Apesar de ser possível usar o câmbio assim, a prática não é recomendada.

Além disso, independente do sistema, todos os mecanismos do câmbio traseiro precisam de manutenção, limpeza e lubrificação, e com certeza a trava ou embreagem não são exceção.

Para evitar problemas com a garantia, confie sempre em mecânicos experientes, que possuam capacitação e conhecimento para este tipo de serviço.