;
Além de trazer benefícios para o corpo, andar de bicicleta pode ajudar a manter sua saúde mental em dia.
Que a bike traz benefícios para o corpo não é novidade para ninguém. Mas, além disso, a bicicleta (e outras atividades físicas), podem desempenhar um papel fundamental na manutenção de sua saúde mental.
Isso porque, ao pedalar, você libera hormônios que promovem o bem-estar, que ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, melhorando seu humor e a sua disposição, algo que vale para qualquer atividade física. Mas, além destes benefícios, a bicicleta pode trazer inúmeros outras vantagens para sua mente.
Quem anda de bike sabe que ela pode aumentar sua autoestima e confiança, ao superar desafios e alcançar metas pessoais. Porém, mais do que isso, a bicicleta é capaz de unir, como poucos outros esportes, dois fatores importantes para a boa saúde mental: o contato com o ambiente externo e a interação social.
Ao participar de grupos de ciclismo, por exemplo, pedalar promove a socialização e o senso de pertencimento. Afinal, você pode fazer novos amigos, trocar experiências e se divertir com pessoas que compartilham do mesmo hobby que você.
Esses benefícios da bike para a saúde mental foram comprovados por diversos estudos científicos. Por exemplo, uma revisão sistemática publicada em 2023 na revista Systematic Reviews concluiu que a participação em atividades físicas com outras pessoas (como andar de bicicleta) está associada a melhorias na saúde mental, como redução dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse, além de melhorar aspectos de socialização.
Outro estudo publicado em 2022 na revista Applied Psychology: Health and Well-Being mostrou que andar de bicicleta na natureza pode aumentar os níveis de felicidade e satisfação com a vida das pessoas.
Portanto: pedalar é bom, pedalar com os amigos na natureza é melhor ainda!
Mas, ainda existe um terceiro ponto que, para quem anda de bike, também pode ajudar a manter a saúde mental em dia: o estado de flow.
Às vezes, ao pilotar a bicicleta em uma trilha ou em um pelotão, você pode entrar no estado de flow, que é aquela sensação de fusão entre corpo, mente, bicicleta, ambiente e pilotagem, que funciona basicamente como uma meditação ativa, deixando você completamente absorvido pela atividade.
“O estado de flow é um estado de atenção plena, onde o atleta está hiperfocado no que ele está fazendo. Nele, não interessa se está frio, calor, chovendo, ou se a torcida está torcendo contra ou a favor”, explicou Vinícius Dieró,Psicólogo Clínico e Esportivo.
Segundo ele, o benefício do estado de flow é colocar o atleta em uma total imersão no presente, onde não existem preocupações e outros fatores que causam ansiedade e tristeza. Além disso, a realização de conseguir fluir por um percurso e concluir um desafio trabalha positivamente a autoestima e a autoconfiança.
Neste estado, além de ficar livre das preocupações do dia-a-dia por alguns momentos, o rendimento esportivo também tende a melhorar, já que o atleta estará prestando total atenção na tarefa que está sendo realizada – felizmente, existem técnicas que podem ajudar você a entrar no “flow”.
“Este estado de flow pode ser induzido através de algo que chamamos de ativação comportamental. Então, à medida que o atleta vai treinando determinada competência, isso facilita que ele entre no estado de flow. No ciclismo de estrada e até no mountain bike, tenho usado a cadência de pedalada como técnica de ativação comportamental”, explicou o psicólogo.
“A partir do momento que a cadência atingiu um ponto ótimo, fica fácil entrar neste estado de flow. Em alguns pacientes, percebemos o seguinte: em um determinado ponto de um circuito de XCO, usamos as trocas de marcha como ativação comportamental. Ai, a partir do momento em que ele coloca a marcha que ele considera mais adequada para imprimir a potência necessária, ele ativa o estado de flow”, finalizou Dieró.
Agora que você já sabe como a bike pode ajudar na sua saúde mental, compartilhe sua experiência positiva com a bicicleta em nossas redes sociais! Afinal, conversar com os amigos continua sendo uma das partes mais legais de andar de bicicleta!
Por isso, nos vemos nos pedais! 🙂