; Raiza Goulão conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris Raiza Goulão conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris
« Voltar

Raiza Goulão conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris

5 junho, 2024

Pela segunda vez em sua carreira, a atleta da Squadra Oggi vai representar nosso país nos Jogos Olímpicos.

Com o fechamento do ranking olímpico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que serviu de critério para a convocação dos atletas que vão representar o Brasil nas provas de Mountain Bike Cross-Country Olímpico (XCO), a ciclista Raiza Goulão confirmou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As provas do Cross-Country Olímpico ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho, em Elancourt, Yvelines, a 44 km da capital francesa e, além de Raiza, o Brasil também será representado por Ulan Galinski. Por pouco nosso país não teve direito a mais uma vaga, já que os oito melhores do ranking de nações podem levar três atletas para os jogos, porém o Brasil ficou em nono lugar, precisando de apenas 300 pontos para alcançar a Grã-Bretanha.

O resultado veio depois de dois anos de foco total da atleta, que usou o período para somar nada menos que 2068 pontos olímpicos, superando a segunda colocada, Karen Olimpio, por uma margem de cerca de 200 pontos. No masculino, Ulan conquistou sua vaga com um total de 1862 pontos, de acordo com o critério de convocação anunciado há cerca de três anos pela CBC, no início do atual ciclo olímpico.

Vale destacar que, em 2016, Raiza já havia representado o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, sob um enorme incentivo da torcida, a atleta viveu momentos de forte emoção. Em sua primeira aparição olímpica, Raiza completou a prova na 20ª colocação, precisando de 1h39min21s para dar seis voltas na pista de 4.850 metros montada em Deodoro.

Em Paris, o trajeto foi criado por Nick Floros, que, entre outros, também assina os percursos olímpicos da Rio 2016, Tóquio 2020 e da etapa de Mairiporã da Copa do Mundo de MTB 2024. Com 4,3 km, a pista foi projetada para reduzir o impacto ambiental, com árvores, plantas e aves, algumas em risco de extinção, presentes no local, um antigo aterro sanitário que hoje foi reabilitado como área de lazer.

Nós, junto a Squadra Oggi, seus patrocinadores, apoiadores e profissionais, parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos na conquista de Raiza Goulão e Ulan Galinski, assim como aqueles que promovem o ciclismo em todo o Brasil. Estamos confiantes de que, unidos, nosso país continuará a brilhar, alcançando resultados cada vez mais notáveis em todo o mundo.

 

Nos vemos nos pedais! 🙂

Últimos posts