; Roteiros para pedalar sua elétrica em SP e no RJ Roteiros para pedalar sua elétrica em SP e no RJ
« Voltar

Roteiros para pedalar sua elétrica em São Paulo e no Rio de Janeiro.

13 setembro, 2023

Confira alguns roteiros preparados especialmente para quem quer fazer um turismo urbano, de preferência com pedal assistido.

Bicicletas elétricas como a OGGI Big Wheel 8.0S são ótimas opções para conhecer a cidade. Afinal, com seu motor de 250 watts com até 45 N/m de torque, encarar qualquer subida fica muito mais fácil. Além disso, por ter um desenho de mountain bike com suspensão e freios a disco hidráulicos, os obstáculos urbanos como lombadas e buracos podem ser transpostos com segurança.

Com o seguro grátis de 14 meses da OGGI e bateria com autonomia de até 60Km, basta encontrar o roteiro ideal e sair pedalando por aí, com total tranquilidade.  

Por isso, confira alguns exemplos de roteiros urbanos para você conhecer com sua bike, que ficam ainda mais legais se você estiver com uma elétrica! 

Nossa ideia é começar com as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para depois estender os roteiros para outras cidades – por isso, se você conhecer algum passeio legal onde você mora, compartilhe conosco nas redes sociais!

Aviso – Tentamos criar as rotas utilizando ao máximo a infraestrutura cicloviária das cidades, mas nem sempre isso é possível, até mesmo porque ela está sujeita a mudanças. 

Por isso, confira sempre as condições do trânsito antes de fazer qualquer percurso e nunca vá além de seus limites. 

São Paulo 

Em sua última atualização, o mapa da malha cicloviária de São Paulo somava quase 700Km, ligando diversos pontos interessantes ao centro da cidade. Por isso, ele será nosso ponto de referência. Vale destacar que, aos domingos e feriados, a ciclofaixa de lazer amplia ainda mais esta malha, facilitando o acesso aos parques e museus da capital. 

Conheça a Avenida Paulista em detalhes

A Avenida Paulista é um dos principais símbolos de São Paulo, e parada obrigatória para qualquer um que queira conhecer a região no pedal, até mesmo pela proximidade com o centro. De elétrica, subir do centro para a avenida é moleza! 

Lá você pode visitar o MASP, o Parque Trianon, o Instituto Moreira Salles, o Itaú Cultural e o Japan House. Aos domingos, a avenida fica fechada para os carros e se transforma em um espaço de lazer para os ciclistas e pedestres.

Sugestão de roteiro no Google Maps – Praça da Sé – Paulista – Praça da Sé – Total 9.4Km

Uma volta por alguns parques da cidade!

Você pode conhecer o Ibirapuera, que é o maior parque urbano da cidade. Lá você pode curtir a natureza, fazer piqueniques, praticar esportes e visitar os museus e monumentos que ficam dentro do parque. Você pode ver o Obelisco, o Monumento às Bandeiras, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna e a Oca.

Mas, antes dele, colocamos o Parque do Povo no trajeto, onde você pode entrar na Ciclovia do Rio Pinheiros. Apesar da proximidade com o rio, a ciclovia passou por um belo projeto de melhorias, deixando a pedalada bem agradável. 

Depois de rumar para o Ibira, vamos passar pelo Parque das Bicicletas, um dos mais tradicionais de São Paulo – aproveite a parada para ver o pessoal andando no Pump-Track!

Sugestão de roteiro no Google Maps – Praça da Sé – Parque do Povo – Parque do Ibirapuera – Parque das Bicicletas – Praça da Sé – Total – 22.7Km

Visite o Pacaembu e o Museu do Futebol

Interativo e super divertido, o Museu do Futebol é um lugar que até quem não é fã número um do esporte bretão mais brasileiro do mundo deveria conhecer.

A vantagem é que, pelo caminho saindo do centro, você vai passar por diversos locais importantes para a cidade como a Prefeitura, o Theatro Municipal, a Praça da República e o Viaduto do Chá.

Sugestão de Roteiro no Google Maps – Praça da Sé – Museu do Futebol – Praça da Sé – Total – 9.8Km

Visite o Parque Villa Lobos passando por avenidas símbolos da cidade

Se a Avenida Paulista é a mais tradicional de São Paulo, certamente a Faria Lima é a mais moderna. Por isso, para conhecer o verdadeiro espírito da cidade, você pode sair do centro, passar pela Paulista, descer a Rebouças e seguir pela Faria Lima e Pedroso de Moraes até o parque Villa Lobos.

Há alguns anos, o trajeto seria bem complicado de fazer de bike. Mas, com a cultura do ciclismo urbano e a presença de ciclovias crescendo cada vez mais na capital paulistana, e com uma boa bike elétrica para ajudar, o pedal fica bem mais tranquilo!

Sugestão de roteiro no Google Maps – Centro – Paulista – Faria Lima – Villa Lobos – Centro – Total 26.5Km

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa fica ainda mais bonita quando vista diretamente pelos seus olhos, e não pela janela do carro. Por isso, a bike sempre é uma boa pedida para dar umas voltas pelo Rio de Janeiro. 

Atualmente, a cidade tem cerca de 400Km de vias exclusivas para bikes, com áreas como as APCC (Área de Proteção ao Ciclista de Competição) e Ciclofaixas funcionando em horários exclusivos, ampliando ainda mais a estrutura. Além disso, nos próximos 10 anos, a cidade deve chegar aos 1000Km de ciclovias. 

Conheça a Roda Gigante e o Centro do Rio pela orla

Por levar o ciclista na ida e na volta pela orla do Rio de Janeiro, passando pelos mesmos lugares, o passeio a seguir pode ser feito tanto saindo da Praia Vermelha quanto da Roda Gigante.

Saindo da Praia Vermelha, você passará por Botafogo, pelo Aterro do Flamengo, Baía da Glória e pelo Aeroporto para depois chegar até o centro, terminando na Roda Gigante, com direito a algumas das vistas mais bonitas do mundo, passando na porta de museus como o de Arte Moderna e o Museu do Amanhã.

Sugestão de Roteiro Praia Vermelha – Roda Gigante – Total ida e volta – 24.6Km  

Conheça a Vista Chinesa

Se você estiver com vontade de desafiar os limites de suas pernas e do motor da sua elétrica, o roteiro a seguir é a pedida ideal, já que a recompensa é pedalar em alguns dos lugares mais bonitos do mundo.

Saindo do centro, o roteiro passa pelo Palácio da Guanabara e pelo Jardim Botânico para depois rumar para a Estrada da Vista Chinesa, com um total de 418 metros de subida até o Mirante – quem chegar lá ganha uma vista espetacular de presente!

Para reduzir o passeio e também as chances de encontrar um trânsito mais pesado, outra opção é sair direto do Jardim Botânico. 

Sugestão de roteiro Centro – Vista Chinesa – Centro – Total 32.8Km.

Sugestão de roteiro Jardim Botânico – Vista Chinesa – Jardim Botânico – Total 11Km.

Últimos posts