; Forza - Os detalhes da E-MTB com o melhor custo/desempenho da Oggi Forza - Os detalhes da E-MTB com o melhor custo/desempenho da Oggi
« Voltar

Forza – Os detalhes da E-MTB com o melhor custo/desempenho da Oggi

16 maio, 2024

Com preço atrativo e muito desempenho, Oggi Forza é a elétrica ideal para quem quer ir mais longe e mais rápido

A cada dia que passa, as bikes elétricas ganham mais espaço nas trilhas de todo o mundo, e certamente o Brasil não está fora desta tendência. Mas, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, mesmo pessoas que têm bastante experiência na hora de escolher uma bike “convencional”, muitas vezes sentem dificuldades em identificar uma boa bike elétrica.

Certamente, esta dificuldade é menor quando falamos de bicicletas mais avançadas como a Oggi Potenza Pro. Afinal, não tem muito como errar com uma bike que tem quadro de fibra de carbono, suspensões e canote dropper Fox Factory com tratamento Kashima, grupo Shimano XT de 12 velocidades e rodas DT Swiss H1900 Hybrid. 

Porém, quando chegamos nas elétricas com preço intermediário como a Oggi Forza, a escolha dos componentes e das tecnologias presentes na bicicleta, assim como seus detalhes de construção, podem significar a diferença entre uma bike ótima ou uma que vai precisar de muitos upgrades para agradar seu proprietário. 

Por isso, confira abaixo todos os detalhes da Oggi Forza, que provam que ela é a melhor opção do mercado em sua faixa de preço. 

Geometria moderna

Tão importante quanto o material de construção do quadro, a geometria – conjunto de ângulos e comprimentos dos tubos do quadro – é a verdadeira “alma” de uma bicicleta. Isso quer dizer que de nada adianta ter os melhores componentes do mundo se a geometria não for adequada para a proposta da bike. 

No caso da Forza, a Oggi apostou em uma geometria voltada ao enduro, ideal para quem quer muita confiança nas trilhas mais técnicas, mas também capaz de chegar ao topo da montanha sem dificuldades. 

Um dos detalhes, por exemplo, é a caixa de direção com 65 graus de inclinação, que vai funcionar muito bem para dar estabilidade para a bike nas descidas mais inclinadas, mas sem prejudicar a capacidade de manobrar rapidamente em curvas apertadas. 

Além disso, outro segredo da Forza é o seu “reach”, medida que poucos conhecem, mas é fundamental para o comportamento de uma bike na trilha. O Reach, ou alcance, é a distância horizontal entre o movimento central e o topo da caixa de direção – basicamente (como você vê na imagem abaixo), ela indica o comprimento da parte dianteira da bicicleta.

O Reach, juntamente com o ângulo da caixa de direção, definem o “front center” da bike, que é a distância entre o eixo da roda dianteira e o movimento central, e é este detalhe que faz uma enorme diferença na hora de encarar uma descida mais técnica. 

Isso porque, bikes com o front center mais alongado, como é o caso da Forza, tem uma tendência muito menor de capotar para frente quando a trilha fica super inclinada, ou quando descemos degraus altos, por exemplo. 

Mas, como tudo o que vai descer precisa subir, a Forza também aposta em um tubo de selim mais ereto, com 76 graus, que coloca o piloto mais para a frente da bike quando ele está pedalando sentado, criando uma posição que permite aplicar melhor a força nos pedais, e também ajuda a manter o pneu dianteiro pregado no chão, melhorando a pilotagem trilha acima – para as descidas, ela aposta no canote telescópico.

Suspensão traseira Four Bar

Ao observar o triângulo traseiro da Forza, você vai observar um pivô no chain-stay, logo antes do cubo traseiro. Este pivô, em conjunto com o restante do desenho da suspensão, indica que trata-se de uma bike com suspensão traseira four bar com horst link.

Este tipo de configuração está presente não só em muitas bicicletas de alto desempenho, mas também em carros de corrida e outras máquinas onde o controle preciso dos movimentos é fundamental – na Forza, o sistema tem generosos 160 mm de curso. 

Com este tipo de projeto, a engenharia da Oggi foi capaz de definir, com precisão, todas as características de funcionamento da traseira da bike, ajustando detalhes como o anti-squat, o quanto a suspensão se movimenta conforme pedalados, o anti-rise, o quanto ela levanta a traseira quando freamos e o pedal kick-back, o quanto a corrente “estica” conforme a suspensão percorre seu curso.

Com isso, e como todo o conhecimento acumulado da Oggi, a Forza é o tipo da bike que sobe e desce muito bem, mantendo um ótimo controle em trilhas esburacadas, com muita tração em acelerações e frenagens fortes.

Garfo e Shock de alto desempenho

Diferente do que vemos em muitas elétricas nesta faixa de preço, que acabam apostando em garfos e shocks mais simples, já que muitas pessoas não conseguem notar a diferença à primeira vista, a Oggi Forza aposta em componentes de suspensão mais avançados.

Ela, por exemplo, já vem equipada com um garfo Rock Shox Lyric com 160mm de curso, completo com hastes de 35 mm, válvulas equalizadoras de pressão, damper Rush RC, um dos mais modernos da RockShox, com controle de retorno e compressão, mola pneumática DebonAir+ compatível com Bottomless Tokens e lubrificante Maxima Plush.

Na traseira, a Oggi também não economizou, equipando a Forza com um shock Super Deluxe Select com reservatório Piggyback, mola DebonAir+, lubrificante Maxima Plush, fim de curso hidráulico e controle de retorno, tudo para que você tenha o máximo de controle em qualquer situação de trilha.

Motor Shimano EP6, bateria de grande autonomia e transmissão robusta

O conjunto formado por motor, bateria e transmissão é fundamental para o bom desempenho e a durabilidade de uma elétrica. No caso da Forza, a Oggi optou por um motor Shimano Ep6, que é basicamente igual ao Ep8, o mais avançado da marca, apenas pesando um pouco mais. Porém, igual ao seu irmão mais velho, ele tem os mesmos generosos 85 Nm de torque, além da pedalada suave e silenciosa comum nos motores da gigante japonesa.

Para alimentar o motor, a Forza utiliza uma bateria integrada ao tubo inferior com capacidade para 630 Wh de carga, permitindo que você pedale por mais horas, e também abuse mais dos modos de maior potência do motor. 

Para quem busca desempenho e durabilidade, a Oggi equipou a Forza com uma relação Shimano Cues de 11 velocidades com tecnologia Linkglide, que oferece uma durabilidade até três vezes maior, ideal para bicicletas elétricas, que costumam ter um maior desgaste na relação. 

Seguindo a filosofia de desempenho com custo competitivo e muita durabilidade, a Forza utiliza rodas Alexrims VED3B, modelo indicado para Enduro com aros de 30mm de largura interna e resistência de sobra, até mesmo para o uso mais intenso. 

Elas vão calçadas com pneus Kenda Hellkat na frente e Nevegal na traseira, ambos com tecnologia de proteção contra furos e largura de 2.6’’, com desenho agressivo e grande volume interno. Para segurar a bike montanha abaixo, a Oggi equipou a Forza com freios de 4 pistões Shimano M4100, com rotores de 203 mm tanto na dianteira quanto na traseira. 

Com estas configurações, a Oggi Forza é a escolha definitiva para ciclistas que buscam o máximo em desempenho e custo-benefício em bicicletas elétricas. Com geometria moderna, componentes de alta qualidade e atenção aos detalhes, ela oferece uma experiência excepcional nas trilhas, combinando eficiência e confiança.

Por último mas não menos importante, ela também tem 14 meses de seguro gratuito, para você pedalar sempre tranquilo. 

Mini Ficha Técnica

Quadro: Quadro 29 em alumínio Full suspension com 160mm de curso com bateria integrada e removível ao tubo inferior com rota interna dos cabos e gancheira UDH*

Grupo: Shimano CUES 11V

Suspensão: RockShox LYRIK com curso de 160mm

Motor: Shimano EP6

Rodas: Dianteira: ALEXRIMS VED3B 110×15 / Traseira: ALEXRIMS VED3B 148×12

Pneus: Pneu KENDA 29X2,60 KEVLAR HELLKAT(D)/NEVEGAL 2(T)

Peso: Aproximadamente 25,7kg

 

Mais informações no site da Oggi

Últimos posts