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Ajustes que você deve fazer na bike nova antes do primeiro pedal

25 abril, 2025

Toda bike nova merece alguns cuidados especiais antes mesmo da primeira pedalada. Confira quais são eles.

Sair para pedalar com uma bicicleta Oggi zero quilômetro, com “cheirinho de nova”, é sempre uma delícia. Afinal, nesse momento, ela está no auge de seu funcionamento, com todos os componentes operando exatamente como foram projetados, funcionando com a precisão de um relógio.

Mas, para que essa experiência fique ainda melhor, existem alguns ajustes e verificações que valem a pena serem feitos, especialmente se você comprou a bike pela internet e ela chegou em uma caixa. Mesmo nesses casos, o ideal é sempre contar com um mecânico de confiança para montar sua bike, até mesmo para evitar que erros de montagem gerem dificuldades futuras.

Com uma ampla rede de parceiros, a recomendação da Oggi é que você sempre adquira sua bike no revendedor Oggi mais próximo e que ele realize a montagem e a verificação de todos os itens mencionados a seguir, e muito mais. Isso garante que sua bike nova estará perfeitamente ajustada e lubrificada.

Mesmo assim, sempre vale a pena conferir alguns itens antes de sair para uma pedalada mais longa com uma bike nova: alias, a mesma coisa deve ser feita sempre que trocamos componentes importantes como rodas, câmbios e suspensões, seja por desgaste ou simplesmente para fazer um upgrade.

1 – Verifique se o câmbio traseiro está trocando corretamenta de marcha

Ao transportar a bicicleta montada no carro, por exemplo, apoiá-la sobre o câmbio pode entortar a gancheira, desregulando o componente. Por isso, antes de sair para pedalar, levante a roda traseira da bicicleta do chão e confira se o câmbio está passando as marchas corretamente. Para isso, mova a corrente para a marcha mais pesada e verifique se ela não cai entre a gancheira e o cassete.

Depois disso, aperte a alavanca que sobe as marchas, trocando-as uma a uma. Ao chegar na última marcha do cassete, a mais leve, pressione a alavanca mais uma vez para garantir que a corrente não cairá para trás do cassete, ficando presa nos raios. Por último, retorne a corrente marcha por marcha até chegar novamente à mais pesada, verificando se todas estão engatando corretamente.

Após alguns quilômetros rodados, é normal que o câmbio perca um pouco de sua regulagem, muitas vezes apresentando mais dificuldade para “subir” a corrente no cassete.

Isso ocorre porque, em alguns casos, o cabo de aço novo pode “lacear”. Naturalmente, esse problema não acontece em câmbios eletrônicos.

2 – Verifique se o câmbio dianteiro está funcionando corretamente

Para conferir o funcionamento do câmbio dianteiro, a primeira coisa a fazer é posicionar a corrente no meio do cassete. Isso permite que você utilize todas as coroas dianteiras sem “cruzar” as marchas, evitando desgastes desnecessários nos componentes.

Em seguida, teste o câmbio engatando a coroa menor. Depois disso, alterne a marcha até chegar na coroa maior, verificando se as trocas ocorrem de forma suave e precisa. Por fim, retorne à coroa menor e repita o teste para garantir que o câmbio esteja funcionando perfeitamente em ambas as direções.

3 – Verfique o ajuste correto dos freios e o alinhamento das rodas

Com a bike apoiada no ar, gire as rodas e acione as manetes de freio para garantir que os freios estejam funcionando corretamente. Certifique-se de que as pastilhas ou os discos estão centralizados e que não há atrito excessivo quando as rodas giram – aprenda a fazer um ajuste rápido nos freios de sua bicicleta.


Aproveite para conferir o alinhamento das rodas. Gire cada roda e observe se há desvios laterais ou oscilações. Além disso, aperte os raios com as mãos para ter certeza que nenhum deles está solto.  Caso identifique desalinhamentos, ajuste ou procure um mecânico de confiança para realizar a manutenção.

 

4 – Confira o aperto dos parafusos

Antes de sair para qualquer pedalada, e mesmo nas limpezas e manutenções, é importante conferir o aperto das porcas e o parafuso de sua bike. Para isso, uma boa pedida é usar a técnica do “M da Manutenção”, que você aprendeu neste artigo com Dicas de manutenção aqui no Blog da Oggi

1 – Comece pela blocagem ou eixo, câmbio e freio traseiro;

2 – Suba para o carrinho do canote e para a abraçadeira do tubo do selim;

3 – Confira o pedivela e os pedais;

4 – Confira o aperto do guidão, da mesa trocadores e manetes;

5 – Termine com o freio e a blocagem ou eixo da frente.

6 – Em bikes com suspensão integral, é importante conferir os apertos dos pivôs, links e do shock.

*Para conferir corretamente os apertos de uma bicicleta, especialmente as de maior desempenho ou com componentes de fibra de carbono, o uso do torquímetro é fundamental.

 

5 – Inspeção geral

Seguindo a mesma rota mencionada no item anterior, realize uma conferência visual detalhada da bicicleta para identificar qualquer tipo de inconsistência.

Pedais e pedivela: Verifique se estão girando livremente, sem ruídos ou resistências incomuns. Certifique-se de que os pedais estão bem fixados e que não há folgas na pedivela.

Guidão e cabos: Vire o guidão de um lado para o outro, garantindo que os cabos não estejam tensionados demais, enroscando ou apresentando sinais de desgaste.

Rodas e pneus: Inspecione as rodas para identificar desalinhamentos ou folgas nos eixos. Confira a pressão dos pneus e procure por furos, cortes ou deformações.

Quadro e componentes: Examine o quadro, garfo e demais componentes para verificar se há arranhões profundos, trincas ou outros sinais de danos estruturais.

6 – Teste o sistema de suspensão

Se a sua bike possui suspensão, verifique o funcionamento dela, observando se o curso está fluindo suavemente e se não há vazamentos visíveis. Teste o sistema de suspensão pressionando a bicicleta para baixo e observando o movimento das molas ou amortecedores.

Antes de sair para pedalar, é importante fazer um ajuste básico na suspensão de sua bicicleta. Para isso, você deve: 

Consultar o manual ou site do fabricante: Verifique as recomendações do fabricante para a pressão e ajustes.

Ajuste a pressão: Use uma bomba de suspensão para inflar de acordo com o seu peso.

Meça o sag: Com a bicicleta em uma superfície plana, sente-se e meça o afundamento da suspensão. Ajuste a pressão para atingir o valor recomendado (15-30% do curso total).

Configure compressão e retorno: Regule a compressão para resistência e o retorno para a velocidade de recuperação da suspensão. Para isso, deixe a suspensão em sua configuração de retorno mais rápido e comprima ela rapidamente contra o chão. Depois, vá reduzindo a velocidade do retorno até que a bicicleta pare de sair do chão quando a suspensão volta para seu estado inicial. 

Teste e ajuste: Faça um test-drive e ajuste conforme necessário para obter melhor conforto e controle.

 

7 – Pedal de verificação

Antes de sair para uma pedalada maior com sua nova bicicleta, faça um pedal mais curto para conferir se tudo está funcionando corretamente. Durante esse teste, fique atento a barulhos estranhos, como estalos, rangidos ou vibrações incomuns, que podem indicar folgas ou peças mal ajustadas.

Além disso:

Teste as marchas: Passe por todas as marchas, verificando se o câmbio traseiro e o dianteiro trocam de forma suave, sem atrasos ou ruídos excessivos, mesmo quando a corrente está sob tensão.

Verifique os freios: Faça paradas em diferentes intensidades para garantir que os freios respondem bem e que não há chiados ou falta de potência na frenagem.

Observe a posição de pedalar: Ajuste, se necessário, a altura do selim e o posicionamento do guidão para garantir conforto e evitar dores durante pedaladas mais longas – ao comprar uma bike nova, o ideal sempre é fazer um bike fit.

 

8 – Assente os freios a disco

Realize pelo menos 10 paradas fortes para amaciar as pastilhas de seu freio a disco. Para isso, faça paradas rápidas e controladas em uma área segura, preferencialmente em um terreno plano e sem tráfego. Isso ajuda a garantir que os freios a disco estejam devidamente assentados e funcionem de maneira eficiente. 

Para isso faça paradas progressivas: Comece com paradas mais leves e aumente gradualmente a força de frenagem até que você esteja fazendo paradas fortes, mas sem alcançar o ponto de derrapagem.

No início, é normal que você sinta as manetes de freio mais “borrachudos” e os freios com uma potência reduzida, já que as pastilhas ainda não estão fazendo contato uniforme com o disco. 

Depois de amaciadas, a sensação ao acionar as manetes deve mudar, ficando mais sólida e responsiva. A potência de frenagem aumentará consideravelmente, proporcionando paradas mais eficazes e maior segurança durante a pedalada. Esse processo de assentamento é essencial para garantir a melhor performance dos freios a disco.

Como você viu, realizar uma verificação antes da primeira pedalada é ótimo para garantir não apenas o perfeito funcionamento da sua bike nova, mas também a sua diversão e conforto durante o trajeto. 

Além disso, quase todas as dicas acima devem fazer parte da sua rotina como ciclista — afinal, com o tempo, é normal que alguns componentes percam a regulagem e que alguns parafusos afrouxem.

Por isso, fique sempre de olho na sua bike. Ao se deparar com qualquer problema, conte com um mecânico de confiança no revendedor Oggi mais próximo de você! 

 

Nos vemos nos pedais! 🙂

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