« Voltar

Como fazer um ajuste rápido nos freios a disco da sua bicicleta?

13 julho, 2022

Confira dicas simples para alinhar os freios da sua bike e ganhe mais rendimento e segurança nas suas pedaladas

Como você já conferiu aqui no Blog da Oggi, o freio a disco é uma grande vantagem nas bicicletas de MTB, e também nas bikes de estradas. Mas, para funcionar corretamente, as pinças do freio precisam estar bem alinhadas – caso contrário, as pastilhas ficarão raspando no disco, o que acaba gerando ruídos e atritos roubam sua energia durante a pedalada.

 

Por isso, confira abaixo algumas técnicas bem simples que prometem alinhar de forma bastante prática os freios hidráulicos da sua bike. Se sua bike for equipada com freios a disco mecânicos, o processo é um pouco diferente, e iremos abordá-lo em outro texto.

Mas antes, uma observação importante:

Observação – Se mesmo depois de aplicar estas técnicas seu freio continuar raspando, vale a pena levar a bike em uma oficina de confiança para verificar se seus discos de freio não estão empenados, se a pinça não está com os pistões travados, ou mesmo se existe a presença de ar no sistema. Esses problemas são solucionáveis também, mas normalmente exigem ferramentas especiais e um mecânico mais experiente.

Dito isso, vamos às dicas!

1 – Verifica se todos os componentes estão corretamente apertados

Antes de qualquer coisa, é importante verificar se nenhum dos componentes citados abaixo está mal apertado, com folga ou mal alinhado. Para isso, siga os passos a seguir:

 

A – Com as rodas da bike no chão, solte as blocagens e aperte-as novamente. Essa dica é extremamente importante, especialmente em bikes mais simples, que usam blocagens e não eixos passantes.

B – Segure a roda da bike com a mão e mova-a lateralmente para ter certeza que o cubo está devidamente apertado e sem folgas.

C – Segure a pinça de freio com a mão e tente movê-la lateralmente, para ter certeza que ela está bem fixada. De uma forma ou de outra, confira o aperto dos parafusos.

D – Faça a mesma coisa com o disco de freio, para ter certeza de que ele não está folgado.

2 – Aperta, solta, aperta

Agora que você tem certeza que todos os componentes estão bem apertados, siga os passos abaixo para tentar um alinhamento rápido na pinça de freio.

 

A – Solte levemente os dois parafusos que prendem a pinça de freio. Não precisa soltá-los demais, apenas o suficiente para que ela possa se movimentar livremente.

B – Aperte o manete de freio correspondente à pinça com firmeza.

C – Sem aliviar a pressão do manete, aperte os parafusos novamente.

Embora esse processo resolva boa parte dos casos, nem sempre ele funciona de primeira. Por isso, se não der certo, repita-o mais algumas vezes, movendo a bike para a frente e para trás com o freio apertado e com a pinça solta, antes de apertar os parafusos novamente.

3 – Recue os pistões da pinça e tente novamente

Se o processo acima não der certo, tente recuar os pistões da pinça manualmente e repita o processo acima. O trabalho é bem simples, bastando seguir os passos abaixo:

A – Tire a roda da bicicleta e tire o grampo ou o parafuso que segura as pastilhas no lugar.

B – Retire as pastilhas.

C – Usando uma espátula de plástico, empurre os pistões para trás.

D – Recoloque as pastilhas, a trava e, por último, a roda da bicicleta.

E – Aperte e solte o manete de freio até que ele volte para sua posição original. Nas primeiras bombadas, o manete estará bem baixo.

Observação importante: Jamais aperte o freio da bike sem que a roda esteja no lugar ou sem as pinças de freio – isso pode danificar o freio da sua bicicleta!

 

4 – Faça um alinhamento manual

Se os passos acima não funcionarem, sempre é possível fazer um alinhamento manual da pinça, seguindo os passos abaixo.

A – Tire a roda da bicicleta do chão.

B – Observe a pinça de cima para baixo, verificando o espaçamento entre as pastilhas e o disco – às vezes, colocar uma lanterna por trás ajuda a visualizar este espaçamento.

C – Gire a roda da bicicleta e preste atenção qual parte da pinça está raspando no disco.

D – Solte um parafuso de cada vez e mova a pinça cuidadosamente, até perceber que as pastilhas não estão tocando o disco, e que o espaçamento é igual dos dois lados – uma boa dica é prestar atenção no barulho do freio raspando.

Observação importante: Neste processo, tome cuidado para não prender o dedo no disco de freio. Além disso, essa é uma boa hora para verificar se seu disco não está empenado, o que pode acontecer em um tombo ou até mesmo no transporte da bicicleta. 

Conclusão

Como você reparou, fazer um ajuste rápido nos freios a disco da sua bicicleta não é nenhum bicho de sete cabeças, exigindo apenas ferramentas básicas e um pouco de paciência.

Mas, se você não se sentir confortável para fazer este tipo de trabalho, ou mesmo se as soluções acima não resolverem seu problema, nossa recomendação é levar sua bike em uma oficina de confiança – para isso, confira a rede de revendedores Oggi Bikes e descubra qual loja fica mais perto de sua casa.

Últimos posts