;
Confira dicas simples para alinhar os freios da sua bike e ganhe mais rendimento e segurança nas suas pedaladas
Como você já conferiu aqui no Blog da Oggi, o freio a disco é uma grande vantagem nas bicicletas de MTB, e também nas bikes de estradas. Mas, para funcionar corretamente, as pinças do freio precisam estar bem alinhadas – caso contrário, as pastilhas ficarão raspando no disco, o que acaba gerando ruídos e atritos roubam sua energia durante a pedalada.
Por isso, confira abaixo algumas técnicas bem simples que prometem alinhar de forma bastante prática os freios hidráulicos da sua bike. Se sua bike for equipada com freios a disco mecânicos, o processo é um pouco diferente, e iremos abordá-lo em outro texto.
Mas antes, uma observação importante:
Observação – Se mesmo depois de aplicar estas técnicas seu freio continuar raspando, vale a pena levar a bike em uma oficina de confiança para verificar se seus discos de freio não estão empenados, se a pinça não está com os pistões travados, ou mesmo se existe a presença de ar no sistema. Esses problemas são solucionáveis também, mas normalmente exigem ferramentas especiais e um mecânico mais experiente.
Dito isso, vamos às dicas!
Antes de qualquer coisa, é importante verificar se nenhum dos componentes citados abaixo está mal apertado, com folga ou mal alinhado. Para isso, siga os passos a seguir:
A – Com as rodas da bike no chão, solte as blocagens e aperte-as novamente. Essa dica é extremamente importante, especialmente em bikes mais simples, que usam blocagens e não eixos passantes.
B – Segure a roda da bike com a mão e mova-a lateralmente para ter certeza que o cubo está devidamente apertado e sem folgas.
C – Segure a pinça de freio com a mão e tente movê-la lateralmente, para ter certeza que ela está bem fixada. De uma forma ou de outra, confira o aperto dos parafusos.
D – Faça a mesma coisa com o disco de freio, para ter certeza de que ele não está folgado.
Agora que você tem certeza que todos os componentes estão bem apertados, siga os passos abaixo para tentar um alinhamento rápido na pinça de freio.
A – Solte levemente os dois parafusos que prendem a pinça de freio. Não precisa soltá-los demais, apenas o suficiente para que ela possa se movimentar livremente.
B – Aperte o manete de freio correspondente à pinça com firmeza.
C – Sem aliviar a pressão do manete, aperte os parafusos novamente.
Embora esse processo resolva boa parte dos casos, nem sempre ele funciona de primeira. Por isso, se não der certo, repita-o mais algumas vezes, movendo a bike para a frente e para trás com o freio apertado e com a pinça solta, antes de apertar os parafusos novamente.
Se o processo acima não der certo, tente recuar os pistões da pinça manualmente e repita o processo acima. O trabalho é bem simples, bastando seguir os passos abaixo:
A – Tire a roda da bicicleta e tire o grampo ou o parafuso que segura as pastilhas no lugar.
B – Retire as pastilhas.
C – Usando uma espátula de plástico, empurre os pistões para trás.
D – Recoloque as pastilhas, a trava e, por último, a roda da bicicleta.
E – Aperte e solte o manete de freio até que ele volte para sua posição original. Nas primeiras bombadas, o manete estará bem baixo.
Observação importante: Jamais aperte o freio da bike sem que a roda esteja no lugar ou sem as pinças de freio – isso pode danificar o freio da sua bicicleta!
Se os passos acima não funcionarem, sempre é possível fazer um alinhamento manual da pinça, seguindo os passos abaixo.
A – Tire a roda da bicicleta do chão.
B – Observe a pinça de cima para baixo, verificando o espaçamento entre as pastilhas e o disco – às vezes, colocar uma lanterna por trás ajuda a visualizar este espaçamento.
C – Gire a roda da bicicleta e preste atenção qual parte da pinça está raspando no disco.
D – Solte um parafuso de cada vez e mova a pinça cuidadosamente, até perceber que as pastilhas não estão tocando o disco, e que o espaçamento é igual dos dois lados – uma boa dica é prestar atenção no barulho do freio raspando.
Observação importante: Neste processo, tome cuidado para não prender o dedo no disco de freio. Além disso, essa é uma boa hora para verificar se seu disco não está empenado, o que pode acontecer em um tombo ou até mesmo no transporte da bicicleta.
Como você reparou, fazer um ajuste rápido nos freios a disco da sua bicicleta não é nenhum bicho de sete cabeças, exigindo apenas ferramentas básicas e um pouco de paciência.
Mas, se você não se sentir confortável para fazer este tipo de trabalho, ou mesmo se as soluções acima não resolverem seu problema, nossa recomendação é levar sua bike em uma oficina de confiança – para isso, confira a rede de revendedores Oggi Bikes e descubra qual loja fica mais perto de sua casa.