; Dicas para pedalar com mais conforto Dicas para pedalar com mais conforto
« Voltar

Dicas para pedalar com mais conforto

3 abril, 2024

Seja na busca do desempenho ou do lazer, pedalar com mais conforto é sempre a melhor opção 

Existem muitos tipos de ciclistas, e isso não é segredo para ninguém. Afinal, basta olhar para ciclovias, parques, ruas, trilhas e estradas para perceber que, no fim das contas, cada ciclista tem um objetivo diferente com a bicicleta – até mesmo por isso, a Oggi oferece uma das linhas de bicicletas mais completas do Brasil, com uma bike para cada gosto. 


Mas, seja lá qual for o caso, todos os ciclistas vão se beneficiar de uma bicicleta mais confortável, seja para dar umas voltas perto de casa, para encarar um pedal épico de centenas de quilômetros ou participar de treinos e competições super desafiadoras.

Por isso, siga as dicas abaixo e prepare-se para ir mais longe, sem sofrimento desnecessário!  

1 – Não imite os profissionais

Você pode até se inspirar em grandes nomes do esporte como Raiza Goulão e José Gabriel, atletas da Squadra Oggi que estão entre os favoritos para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da França em 2024. Mas, copiar o ajuste postural da bicicleta deles, ou de qualquer outro atleta profissional, talvez não seja a melhor das opções.


Normalmente, ciclistas profissionais fazem um amplo trabalho de fortalecimento muscular e elasticidade. Isso, combinado com dezenas de horas por semana sobre a bicicleta, permite que eles encontrem conforto em uma posição mais agressiva, que dificilmente será adequada para quem não faz a mesma preparação. 

Além disso, como o atleta vive do esporte, algumas dores e desconfortos simplesmente fazem parte da rotina, o que não é o caso de quem vai levantar super cedo para treinar, para depois passar o restante do dia exercendo sua atividade profissional. 

Por isso, assim como nós já explicamos aqui no Blog da Oggi, vale muito a pena conhecer as vantagens de um bom bike fit, e isso serve para quem vai competir, mas também para quem pensa apenas em usar a bike como meio de transporte ou fonte de lazer. 

2 – A bike do tamanho certo

Quem já fez um bike fit sabe que, muitas vezes, componentes como mesa, guidão, canote e selim podem ser substituídos para que um ajuste perfeito sobre a bike seja atingido. 

Mas, mesmo que você não vá fazer o ajuste postural com um profissional, é preciso entender que escolher uma bike do tamanho correto é fundamental para pedalar com mais conforto – afinal, trocar de bicicleta é bem mais complicado e custoso .

Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante da sua bicicleta e, uma das melhores maneiras de se fazer isso é conversar com o vendedor da loja – confira neste link o revendedor Oggi mais perto de sua casa

3 – Escolha o selim da largura correta

Aberturas centrais, formato mais ou menos arredondado, material e densidade: sim, existem vários fatores que podem fazer um selim ser, ou não, adequado para você. Mas, com certeza, a largura dele é uma das mais relevantes.

Por isso, o primeiro passo para eliminar desconfortos com o selim é medir corretamente a largura dos seus ísquios, ossos que ficam na base das nádegas e que devem servir de ponto de apoio durante a pedalada. 

Felizmente, fazer isso é bem simples e barato:

1 – Recorte um pedaço de papelão de caixa grande o suficiente para você sentar em cima.

2 – Encontre um banco baixo e sente-se sobre o papelão, com os pés na posição indicada pela imagem abaixo. Nesta hora, é preciso sentir o peso nos ísquios.

3 – Marque o local dos seus ísquios, encontre o centro de cada um deles e meça a distância.

4 – Some cerca de 2 ou 3 cm a este número para obter a largura adequada para o selim. 

No caso da imagem, a distância entre os ísquios ficou ao redor de 10.5cm, indicando que selins entre 120 e 130 mm de largura devem funcionar melhor para este ciclista.

É importante destacar que, em muitos casos, essa medida não tem a ver com o tamanho da pessoa em si. Isso quer dizer que alguém magro ou pequeno pode ter um quadril largo, com o contrário também sendo verdadeiro – portanto, só acredite na régua. 

4 – Dicas gerais para escolher o formato do selim

  •  Se você pedala sentado de forma ereta, com pedaladas curtas e sem utilizar vestuário específico para ciclismo, considere optar por um selim que tenha a ponta curta e a parte traseira mais larga e acolchoada.
  • Caso sua bicicleta tenha uma posição mais vertical, é provável que selins mais planos se adaptem melhor.
  • Bicicletas com a frente mais baixa tendem a se beneficiar de selins com a parte frontal mais estreita.
  • Selins arredondados proporcionam uma melhor posição corporal, embora possam gerar mais pressão na área do púbis.
  • Selins com sulco podem ser uma opção válida para reduzir a pressão no períneo, porém não são ideais para todos os ciclistas. Novamente, a escolha do selim é uma questão pessoal.

5 – Desconforto nas mãos, pescoço e costas

Muitas vezes, ao pedalar, sentimos desconforto nas mãos, na lombar ou no pescoço. Isso pode ocorrer quando o guidão da bicicleta está mal ajustado, seja muito distante ou muito baixo. A consequência disso é uma distribuição excessiva de peso sobre as mãos e os braços, o que pode causar desconforto durante o passeio.

Antes de comprar qualquer peça, faça um teste simples: adicione espaçadores abaixo da mesa. Se isso não resolver o desconforto, considere usar a mesa de cabeça para baixo, para que o guidão fique mais alto. 

Se isso também não resolver, opte por um guidão com inclinação para cima (rise) e uma mesa mais curta. Esse ajuste costuma ajudar bastante, já que além de reduzir o peso nas mãos, a lombar e o pescoço ficam mais retos, o que ajuda a evitar desconfortos. 

6 – Pneus mais macios

Muita gente acredita, inclusive erroneamente, que deixar os pneus da bicicleta mais duros, com mais pressão de ar, vai fazer com que ela tenha um melhor desempenho. Além disso não ser verdade, principalmente se o chão não for perfeitamente liso, andar com a bike dura sempre vai cansar mais do corpo do ciclista. Por isso, siga nossas dicas para calibrar corretamente os pneus da sua bicicleta.


Vale a pena destacar que, via de regra, bicicletas com pneus tubeless podem ser mais confortáveis, já que além de permitir que você utilize menos pressão sem sofrer furos, a própria ausência da câmara proporciona mais elasticidade para o pneu,que vai absorver melhor as irregularidades do terreno.

7 – Bicicletas elétricas

Em muitos casos, o próprio cansaço da pedalada gera desconfortos. Afinal, com o corpo já desgastado, fica mais fácil perder a postura adequada na bicicleta e até mesmo a capacidade de ficar em pé nos pedais, o que ajuda a aliviar o desconforto causado pelo selim.


Por isso, se seu interesse é fazer pedaladas mais longas, mas sem necessariamente ficar super cansado e com relativo conforto, uma bicicleta elétrica é uma ótima opção, especialmente se ela tiver suspensão integral.

Atualmente, a linha de E-Bikes da Oggi é bastante completa, com modelos de altíssimo desempenho como a Potenza Pro, e também bikes mais indicadas para passeios tranquilos pela cidade, como a Oggi Big Wheel 8.0.  

8 – Roupas para andar de bike

Andar de bike com roupas para ciclismo é muito mais confortável, por diversos motivos. Primeiramente, as bermudas de ciclismo possuem uma almofada especial chamada chamois, que ajuda a evitar dores decorrentes do contato com o selim. Além disso, por não terem costuras (elas devem ser usadas sem roupa de baixo), a bermuda de bike costuma causar menos problemas de irritações e assaduras. 


Vale destacar que camisas, bermudas e macacões de bike têm um corte diferente, feito especialmente para manter o conforto na posição de pedalada, com o tronco projetado para a frente e os braços segurando no guidão. 

Além disso, graças ao material bem ventilado e ao zíper, manter o controle da temperatura corporal é mais fácil com roupas especiais para bike. Por isso, consideramos que trata-se de um investimento que vale a pena fazer. 

9 – Seu corpo precisa de um tempo para se adaptar 

Essa dica é extremamente importante para quem está começando a pedalar: é comum sentir desconfortos mesmo que sua bicicleta esteja perfeitamente ajustada para você, principalmente se seu corpo ainda não estiver adaptado. 

Por isso, respeite seus limites e um tempo para que seu corpo se acostume com a bike. Assim, comece sempre com pedais mais curtos e vá aumentando a duração aos poucos, até mesmo para evitar lesões. 

Conforme for pegando mais resistência, aprenda a mudar de posição durante a pedalada. Trocar o lugar da mão no guidão, deslizar um pouco para frente ou para trás no selim ou mesmo pedalar em pé são todas ótimas maneiras de evitar dores e dormências no corpo. 

Como você percebeu com essa última dica, uma das melhores maneiras de ter mais conforto pedalando é justamente andar mais de bicicleta. 

 

Por isso, vista seu uniforme, suba na sua bike e nos vemos nos pedais! 🙂 

Últimos posts