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Aumente a durabilidade da sua bike com algumas dicas de manutenções intermediárias que podem ser feitas em casa
Seja dando um trato na bicicleta logo quando termina o pedal, ou mesmo seguindo algumas dicas de mecânica que prometem aumentar a vida útil da sua bike, nós aqui no Blog da OGGI não nos cansamos de destacar a importância de manter todas as peças e componentes da sua magrela sempre bem limpos e lubrificados.
Mas, além de ficar de olho na limpeza e no desgaste de peças como correntes, pastilhas de freio e pneus, existem algumas manutenções de nível intermediário que você pode fazer em casa com tranquilidade, mesmo que a mecânica ainda não seja seu ponto forte.
Com isso, aumentar a durabilidade da sua companheira de aventuras fica um pouco mais simples. Mas, lembre-se de um detalhe muito importante: se ficar inseguro na hora de fazer um reparo, leve sua bicicleta para um mecânico de confiança – confira o representante Oggi mais perto de sua casa.
Com o passar dos quilômetros e dos buracos, é comum que alguns raios da roda, especialmente os da traseira, percam o aperto. Por isso, de tempos em tempos, vá girando a roda e apertando os raios com os dedos, de dois em dois, como indicado na imagem abaixo.
Se encontrar algum solto, use uma chave especial para apertar a porca que fica no fim do raio, chamada nipple, até que ele atinja uma tensão similar aos demais raios da roda, nem para mais, nem para menos.
Atenção: Se um raio estiver solto, muito provavelmente sua roda estará desalinhada e, nestes casos, o ideal é levar a bike a uma oficina para que um trabalho mais detalhado seja feito. Mas, de qualquer forma, conferir a tensão dos raios periodicamente é a melhor maneira evitar que o problema se agrave, prolongando o intervalo entre um alinhamento e outro.
Por estar exposta ao suor que cai do ciclista, à chuva e também à água projetada pelo pneu dianteiro, a caixa de direção da bicicleta é um componente que demanda manutenção regular, e a boa notícia é que fazer isso é mais simples do que parece.
Para limpar a caixa, inicie removendo a mesa da bicicleta, o que é feito afrouxando seu parafuso superior e, em seguida, os da lateral do componente. Realizado isso, vem o passo crucial do processo, especialmente se você não está familiarizado com a “anatomia” da sua bike – fotografe ou anote cada etapa da desmontagem, para lembrar a ordem de montagem das peças.
Após soltar a pinça do freio, retire o garfo, limpe os componentes da caixa de direção com um pano e um desengraxante específico para bicicletas, reaplique graxa de qualidade e reinstale cada peça no local correto. Ao remontar o freio, consulte as Dicas do blog da Oggi para alinhar o freio de maneira precisa.
Na remontagem da mesa, o truque é apertar o parafuso superior até eliminar qualquer folga na caixa. Então, alinhe a mesa com o pneu dianteiro e fixe os parafusos laterais.
Em algumas bicicletas, desmontar a roda livre, que é o componente que permite que a bicicleta continue andando mesmo que você pare de pedalar, é realmente muito simples, dispensando até ferramentas.
Para alguns modelos de cubo, puxar o cassete já é suficiente para desmontar a roda livre, facilitando o acesso aos mecanismos internos. Ao desmontar, preste atenção na ordem de montagem dos componentes. Depois, limpe tudo com um desengraxante apropriado para bicicletas e reaplique graxa específica ou o lubrificante sugerido pelo fabricante.
Antes de tentar este processo, verifique se seu cubo traseiro possui esse sistema, pois há variações. Na linha da Oggi, por exemplo, é possível fazer isso em muitas bikes equipadas com cubos DT Swiss, como nova Big Wheel 7.4, que utiliza um cubos 370 Boost feita pela marca.
Se você montou sua bike com pneus tubeless, sem câmara, é preciso completar o nível do selante de tempos em tempos e, felizmente, existe uma maneira muito simples de fazer isso.
O segredo, neste caso, é tirar a roda da bicicleta e pendurá-la em algum lugar, para que o pneu não fique apoiado no chão. Feito isso, basta tirar toda a pressão interna apertando a válvula. Em seguida,utilize um par de espátulas para abrir uma pequena seção do pneu, o suficiente para adicionar o selante. Após isso, posicione novamente essa parte do pneu e encha novamente com uma bomba de pé.
Aqui, fica uma dica importante: nunca desencaixe completamente os talões ou retire o pneu do aro, já que nem sempre é possível encaixá-los novamente como bombas convencionais – se isso acontecer, em muitos casos será preciso usar um compressor para remontar o sistema.
Muitas bikes vem equipadas com correntes que se desmontam facilmente. Este tipo de corrente pode ser identificada por um link especial, chamado quik-link que tem um recorte que permite que ele seja aberto. Para fazer isso, o ideal é utilizar um alicate especial, como o da figura abaixo – é uma ferramenta que não custa caro e vale a pena ter em casa.
Com a corrente fora da bike, coloque-a dentro de uma garrafinha velha junto com um desengraxante de sua preferência, coloque a tampa e chacoalhe vigorosamente por alguns minutos. Se achar necessário, troque o desengraxante e repita o processo. Acredite: sua corrente vai ficar incrivelmente limpa, pronta para receber uma nova dose de lubrificante.
Mas, preste atenção, já que alguns modelos de quick-link tem uso único, e precisam ser substituídos depois de abertos. Felizmente, nem todos são assim. Seja qual for o caso, confira que tipo de link está na sua bike e se ele pode ser reutilizado.
Para montar novamente a corrente, coloque-a na bike normalmente e, com o link na parte de cima da volta, aperte o freio traseiro da bike e dê uma batida seca no pedal. Com isso, o link vai voltar para sua posição travada.
Se você gostou das dicas, fique sempre ligado aqui no Blog da Oggi, já que nós adoramos ensinar para você as melhores maneiras de cuidar bem da sua bike!
E se tiver mais dicas ou sugestões de texto, entre em contato com a gente nos comentários de nossas redes sociais! 🙂
Nos vemos nos pedais!