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O que fazer se o pneu da bike furar?

7 fevereiro, 2024

O que fazer se o pneu da bike furar?

Estar bem preparado e ter conhecimento é o segredo para não ficar na mão quando o pneu da bike fura

Mesmo com a criação de tecnologias como os pneus sem câmara e com selante, a grande verdade é que só existem dois tipos de bicicletas: as que já sofreram furos de pneus e as que ainda não saíram da fábrica.

Exageros à parte, a verdade é que, uma hora ou outra, todo ciclista vai acabar tendo que arrumar um pneu furado eventualmente. Por isso, é importante estar sempre preparado para esta situação. 

 

1 – Esteja bem equipado

Assim como você já conferiu aqui no Blog da Oggi, a bomba de encher pneus é apenas um dos Itens que você deve levar sempre que sair para pedalar. Quando falamos em pneus, a lista abaixo tem basicamente tudo o que você não pode deixar em casa:

1 – Bomba de encher pneus de bicicleta;

2 – Câmara de ar reserva (duas se for pedalar na estrada ou na trilha sem tubeless);

3 – Jogo de espátulas para tirar pneus de bicicleta;

4 – Um kit com remendos para câmaras de ar de bicicleta;

5 – Se estiver de tubeless, um kit de “macarrão” de reparos.

 

2 – Troque a câmara de ar

Se sua bike não for tubeless, ter um pneu furado significa que você vai ter que trocar a câmara. Felizmente, este processo não é complicado, bastando:

1 – Tirar a roda da bicicleta;

2 – Com os dedos, apertar o pneu em direção ao centro do aro, para que os talões se desencaixam (isso deixa o pneu fácil de soltar e recolocar);

3 – Introduzir uma espátula entre o pneu e o aro; 

4 – Girar a espátula para soltar um pedaço do talão;

5 – Colocar outra espátula ao lado da anterior, para soltar mais um pedaço do talão;

6 – Retirar a primeira espátula e usá-la para continuar soltando o talão até que ele se solte totalmente. 

7 – Com o pneu aberto, retirar a câmara furada de dentro dele.

8 – Colocar a câmara boa dentro do pneu. Colocar um pouco de ar na câmara ajuda a evitar que você corte ela com a espátula na hora de remontar o pneu;

9 – Fechar o pneu começando pela válvula. Siga até fechar o pneu inteiro;

10 – Encher o pneu. 

Dica importante: Antes de colocar a câmara, identifique a causa do furo. Muitas vezes, você vai precisar passar a mão por dentro do pneu para ter certeza de que o objeto perfurante não ficou preso no pneu. 

2 – Meu pneu é tubeless

Seja por falta de selante ou simplesmente por conta um furo grande demais, muitas vezes os pneus tubeless também podem ficar sem ar. Se isso acontecer com você, o primeiro passo é identificar o local do furo.

Feito isso, coloque ar no pneu e gire a roda até que o furo fique virado para baixo, o que aumenta as chances do selante conseguir tapar a perfuração. Muitas vezes, colocar o dedo de leve sobre o furo pode ajudar.

Se isso não der certo, sua melhor chance é tapar o furo com um “macarrão”, nome pelo qual os reparos específicos para tubeless são conhecidos. Normalmente, eles vêm acompanhados de uma ferramenta de aplicação e o uso é bem simples, bastando introduzir o remendo no furo.

Por ser feito de um material bem grudento, ele costuma tapar a maioria das perfurações sem problemas. Caso isso também não funcione, sua outra opção é colocar uma câmara de ar dentro do pneu – até mesmo por isso, mesmo quem só usa pneus tubeless deve andar sempre com uma câmara reserva. 

3 – O pneu rasgou, e agora?

Quando um pneu sofre um rasgo, o que pode acontecer em locais com muitas pedras, nenhum selante vai conseguir resolver o problema. Nestes casos, colocar a câmara direto no pneu também pode não ser uma opção, já que ela vai sair pelo buraco e acabar furando também. 

Nestes casos, você vai precisar fazer um “manchão”, que é um reparo de emergência para pneus. Em bikes de MTB e até nas urbanas, onde a pressão é mais baixa, o manchão pode ser feito com praticamente qualquer coisa, como uma embalagem de gel, um plastiquinho de documento e, na emergência total, até mesmo um pedaço de fita adesiva ou uma nota de dinheiro podem resolver o problema.

Nas bikes de estrada, onde a pressão é bem maior, o manchão precisa ser bem mais criterioso, já que ele pode se rasgar ou mesmo perfurar a câmara, caso ele tenha bordas ou rugas. Para bikes de estrada, realmente recomendamos produtos como o Park Tool TB-2, um manchão de emergência adesivo de alta qualidade. 

Seja qual for o caso, infelizmente um pneu rasgado está condenado, e deve ser substituído o quanto antes. 

4 – Como fazer remendos na câmara? 

Caso você não tenha uma câmara reserva ou queira arrumar uma que furou, fazer um remendo é bem simples e costuma funcionar, desde que você não faça nada errado. Para remendar uma câmara, você deve: 

1 – Identificar o local do furo;

2 – Criar uma superfície rugosa ao redor do furo com uma lixa ou alguma coisa áspera;

3 – Aplicar a “cola” do remendo, deixando ela agir por alguns minutos;

4 – Colocar o remendo no furo e aplicar pressão por alguns minutos.

5 – Colocar a câmara de volta no pneu.

Dica importante: Ao remendar uma câmara, coloque-a para rodar e deixe as novas como reserva. Acredite, poucas coisas são mais chatas do que colocar uma câmara remendada na bike só para descobrir que ela está vazando. 

5 – Deu tudo errado. E agora? 

Às vezes tudo dá errado, e você fica sem câmara reserva, sem remendos e com um pneu no chão. Mesmo nestes momentos, ainda existem algumas coisas que você pode tentar, sendo a primeira delas dar um nó em uma câmara, exatamente sobre a perfuração. 

Com isso, o ar vai parar de vazar, mas montar a câmara novamente no pneu fica mais complicado, já que ela vai perder alguns centímetros. Por isso, tome muito cuidado ao remontar o pneu, já que as chances de cortar a câmara com a espátula aumentam bastante. 

O segredo aqui é fazer o menor nó possível, para que a câmara não perca muito comprimento. 

6 – Como evitar furos de pneu? 

Melhor do que saber arrumar um pneu furado é evitá-los ao máximo, o que pode ser feito com as dicas abaixo:

1 – Use pneus tubeless, seja na trilha, na cidade ou na estrada. Eles costumam furar muito menos;

2 – Confira nossas dicas para calibrar corretamente os pneus da sua bike

3 – Os protetores de aro ajudam a evitar furos e, atualmente, existem modelos para bikes de MTB e de estrada;

4 – Pneus com mais camadas de proteção costumam ser mais lentos e pesados, mas eles também furam bem menos;

5 – Pneus velhos e desgastados furam mais. Por isso, troque por pneus novos;

6 – Fique de olho na rua, especialmente perto de obras, onde pregos e vidro quebrado são comuns;

7 – Não trafegue no canto da pista, já que é ali que a sujeira se acumula;

E você, tem mais dicas para evitar furos de pneu, ou maneiras de arrumar o problema? Compartilhe seu conhecimento com a gente nos comentários de nossas redes sociais!

Nos vemos nos pedais!

Fotos: Oggi Bikes / Divulgação – Park Tool / Divulgação

 

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