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10 janeiro, 2024
Está dando suas primeiras pedaladas e quer cuidar bem da sua magrela? Então confira nossas dicas e truques para iniciantes no pedal!
Tirar e colocar os pedais na bicicleta, fazer pequenos ajustes e conferir os apertos dos parafusos da bicicleta são todas tarefas simples, mas que são fundamentais para quem quer pedalar com segurança e tranquilidade, seja você um ciclista iniciante ou mais experiente.
Por isso, confira as dicas dos nossos especialistas no texto abaixo e prepare-se para aumentar a vida útil da sua bicicleta, e também seus sorrisos ao pedalar!
Quando compramos uma bike, muitas vezes ela vem desmontada e sem os pedais dentro da caixa. Além disso, é bem comum que os pedais “originais” da magrela sejam modelos mais simples, que muitas vezes acabam sendo trocados por pedais mais avançados, como os modelos “de encaixe”.
Mas, na hora de instalar o componente, é importante destacar que os pedais tem lado específico, e que o pedal da esquerda tem a rosca ao contrário. As roscas são feitas desta forma para que, ao pedalar, o sentido de rotação da pedivela aperte os pedais, evitando que eles se soltem durante a pedalada – por isso:
1 – Independente do lado ou da posição da bicicleta, os pedais sempre são apertados no sentido em que a roda da bike gira quando a bicicleta anda para frente. Por isso, basta imaginar a bike andando para saber para qual lado girar a chave para apertar os pedais, como você confere na imagem abaixo:
2 – Identifique o pedal da direita e o da esquerda. Normalmente, os da direita são marcados com a letra R (Right), enquanto os da esquerda são identificados pela letra L (Left). Nos pedais de encaixe, o mecanismo de trava com mola sempre fica virado para trás do pedal, olhando por cima, indicado pela seta na imagem abaixo:
3 – Se eles não tiverem marcação, tente colocar o pedal no pedivela com a mão. Rapidamente você vai notar que ele não entra do lado errado. Não use ferramentas para isso, já que elas podem danificar a rosca da pedivela.
Se você pedala na cidade todos os dias, convém limpar e lubrificar a corrente da bicicleta uma vez por semana.
Agora, se você pedalou na lama, na terra ou na chuva, uma boa limpeza e lubrificação vão aumentar muito a durabilidade da relação de sua bicicleta, já que a sujeira acaba agindo como uma lixa contra a corrente e as engrenagens da bicicleta.
Para limpar a corrente, o cassete e as coroas, utilize produtos como o Algoo, especiais para bicicletas. Depois que limpar tudo com uma escova, aplique uma gota de lubrificante em cada gomo da corrente, espere secar e pronto.
Uma boa dica é utilizar lubrificantes a base de teflon ou cera, já que eles juntam menos sujeira e são mais fáceis de limpar, sem produtos mais agressivos, do que os lubrificantes à base de óleo.
Confira essas e outras dicas de manutenção mais avançadas neste artigo do Blog da Oggi.
Como você viu neste texto do blog da Oggi, fazer um Bike Fit, ou ajuste postural na bicicleta, é sempre uma boa pedida. Para não perder a altura do banco da bike, algo comum de acontecer quando tiramos o canote para manutenção ou transporte, aplique uma volta de fita isolante ao redor dele, bem no ponto de contato com o quadro.
Uma dica que você já conferiu aqui no Blog da Oggi, usar o M da Manutenção para conferir os apertos dos parafusos da bicicleta é super importante, principalmente se sua bike acabou de ser montada, ou mesmo se você já usou ela por alguns quilômetros.
Aqui, o segredo é conferir tudo na ordem indicada na figura acima, para que você não se esqueça de conferir nenhum parafuso, porca ou eixo! Faça isso ao menos uma vez por mês.
Tirar a lama antes da bicicleta antes que ela seque é uma das dicas mais importantes da manutenção pós-pedal. Para isso, você pode usar uma mangueira de baixa pressão assim que chegar em casa, ou deixar um pulverizador básico no carro.
Fazendo isso, lavar a bicicleta em um segundo momento fica muito mais fácil, já que boa parte do barro já não vai mais estar na bicicleta. O mesmo vale para areia, água da chuva e outras contaminações.
Se você está começando no esporte, o ideal é aprender a regular o câmbio da bicicleta. Mas, mesmo que você não tenha a menor ideia de como fazer isso, sempre é importante conferir, ao menos, se não existe o risco da corrente cair para trás do cassete, onde ela fica enroscada na roda e pode causar danos sérios na bicicleta.
Isso deve ser feito antes da primeira pedalada com uma bike, mas também quando ela volta do mecânico ou é transportada dentro do carro, principalmente se você tirou a roda traseira, ou se você levou um tombo com uma pancada no câmbio. Nestas situações, a gancheira – peça que segura o câmbio – pode entortar um pouco.
Para fazer a conferência, tire a roda traseira do chão e, pedalando, troque de marcha até atingir o maior pinhão no cassete. Nesta marcha, e ainda girando os pedais, aperte a alavanca de subir as marchas de forma mais vigorosa, mas não precisa exagerar.
Se a corrente cair para trás do cassete, você deve apertar o parafuso que limita o movimento do câmbio para cima, normalmente identificado pela letra L, de low – se você não tiver confiança para fazer isso, leve a bike para um mecânico de confiança antes de andar com a bicicleta.
Dica: Se, durante a pedalada, a corrente cair para cima do cassete, pare de pedalar imediatamente e acione o freio traseiro, travando a roda. Isso pode evitar danos no câmbio, na corrente ou no quadro da bicicleta. Normalmente, este tipo de incidente acontece na subida, em baixa velocidade.
Ao fazer manutenção ou ao lavar a bike, vale a pena prender um dos freios da bicicleta, para que ela não fique se movimentando quando você não quer. Para isso, utilize um elástico de borracha mais reforçado, preso no guidão.
A ideia é fixar o elástico no guidão de forma que você possa prender ou soltar o freio rapidamente, sem que ele caia conforme você movimenta a bicicleta.
Atualmente, muitas bikes vêm equipadas com câmaras de ar (ou pneus sem câmara) equipados com válvulas presta, que não são compatíveis com os calibradores de posto de gasolina. Neste caso, o ideal é sempre ter um adaptador de válvula.
Mas, caso você não tenha um, é possível cortar a tampa da válvula e utilizar a parte da rosca como um adaptador de emergência, como você confere na imagem acima.
Depois de ajustar a altura do guidão e da mesa da bicicleta, acertar o alinhamento da mesa da bicicleta não é fácil, principalmente se sua bike tem para-lamas e um avanço mais curtinho. Seja qual for o caso, esse problema pode ser facilmente solucionado com a dica a seguir:
Tire a roda dianteira da bike e passe o eixo pelo garfo. Depois, olhando a bicicleta por cima, alinhe o guidão com o eixo e pronto – tudo está certinho para o seu próximo pedal!
Atualmente, o Blog da Oggi é um dos mais completos do Brasil, com dicas para ciclistas iniciantes, intermediários e avançados. Por isso, se você quiser saber mais sobre manutenção, alimentação, desempenho ou qualquer outro tema relacionado à bicicleta, fique ligado em nossas publicações.
Ao menos uma vez por semana, nossos especialistas em bike publicam um texto fresquinho, com temas super variados, tratando de assuntos que vão da qualidade mental de quem anda de bicicleta, até dicas para pilotos de enduro com bicicletas elétricas.
Por isso, se assim como a gente você também é um apaixonado por todas as modalidades do mundo da bike, fique sempre ligado aqui no Blog da Oggi!
Nos vemos nos pedais!