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Comprou uma E-MTB e está atrás de novos desafios? Prepare-se para correr sua primeira prova de E-Enduro!
As bicicletas elétricas de trilha, também conhecidas como E-MTBs, são excelentes para quem quer encarar mais quilômetros de diversão off-road, com aquela “forcinha” do motor ajudando a manter a forma e o sorriso no rosto. Mas, além de levar um ciclista mais longe e mais alto, bicicletas elétricas como a OGGI Potenza tem outras vantagens, como a capacidade de encarar descidas extremamente desafiadoras, que por um acaso são a base das corridas de MTB Enduro.
Unindo muita diversão e trilhas técnicas, o Enduro é a modalidade para quem gosta de pilotar a bike e, mesmo de elétrica, o desafio físico e de habilidade deste tipo de competição não é moleza.
Para ajudar você a participar de sua primeira prova de enduro com uma elétrica, conversamos com Thiago “Feio” Velardi, experiente piloto de enduro e downhill, proprietário da Escola de Bike do Feio e da Montanhas Race, a mais antiga organizadora de provas de Enduro do Brasil, e também a primeira a organizar uma prova da modalidade desenvolvida exclusivamente para bikes elétricas.
No Enduro, os ciclistas precisam encarar as subidas com as próprias pernas, dentro de um limite de tempo. Mas, o tempo montanha acima não é cronometrado, apenas o tempo das “descidas”, que são chamadas de especiais.
Apesar de parecer uma competição menos cansativa, nada poderia estar mais longe da verdade. Isso porque, além de muitas especiais terem pequenos trechos de subida, pedalar com força total e manter o foco em uma descida super técnica exige muito do atleta. Além disso, muitas provas de enduro acontecem com etapas em sequência, onde os pilotos encaram várias especiais e trechos de deslocamento no mesmo dia.
Para completar, uma bike de enduro, seja ela elétrica ou não, costuma pesar mais do que uma de cross-country. Além disso, o piloto ainda precisa carregar seus mantimentos, ferramentas e sobressalentes, e também equipamentos como joelheiras, cotoveleiras, colete, caneleiras e capacete full-face, que normalmente é um item de uso obrigatório.
Mesmo que as subidas não sejam cronometradas, é preciso estar com a forma em dia para correr bem no enduro. Isso porque, se você se cansar demais montanha acima, certamente seu desempenho nas descidas será prejudicado. Neste caso, a elétrica ajuda. Mas, para compensar, é comum que os pilotos de elétricas tenham dificuldades adicionais colocadas em seus caminhos, inclusive com diversos trechos que incluem subidas cronometradas.
“No enduro e no enduro de elétrica, os circuitos podem ser diferentes. Além disso, podemos até ter estágios cronometrados de subidas. Nas provas do Montanhas Race Enduro, as elétricas têm menos tempo de deslocamento e os estágios cronometrados podem ter subidas no começo e às vezes até no fim. “Além disso, algumas provas permitem troca de bateria e outras não, então nem sempre você pode contar com toda a força do motor”, afirmou Feio.
“Por exemplo, o Montanhas Race E-MTB, que já teve 2 edições, juntou quatro provas em uma, com os pilotos participando de um enduro com 4 estágios cronometrados de descida, uma tomada de tempo com subidas e descidas, uma bateria eliminatória com duas subidas e duas descidas e mais uma disputa de 4 voltas em uma pista de XCO”, afirmou o organizador.
“Por isso, é importante se preparar bem antes de ir para uma prova de enduro, principalmente nas particularidades de cada corrida. Na subida, o enduro vira outro esporte e, se você não estiver acostumado, isso vai prejudicar seu desempenho”, complementou.
Atualmente, para correr uma prova de enduro com uma elétrica, é preciso apostar em modelos mais avançados, de preferência com suspensão dianteira e traseira com curso mais longo – algo em torno de 140mm para cima.
Mas, muito além de suspensões com mais curso, uma bike para a modalidade precisa ter uma geometria indicada para trilhas técnicas, com a caixa de direção bem “aberta”, alcance (reach) longo, além de pneus grandes e agressivos, e também com canote retrátil.
Confira abaixo os modelos de bikes da OGGI mais adequados para provas de E-Enduro:
–OGGI Razzo – Quadro de alumínio, motor OGGI T-110 super forte, grupo Deore 11V, RockShox 35 GOLD RL com curso de 160mm.
–OGGI Forza – Quadro de alumínio, motor Shimano EP6, transmissão Shimano Cues de 11 velocidades e suspensão Rockshox Lyrik de 160mm.
–OGGI Potenza Sport – Quadro em fibra de carbono, motor Shimano EP6, transmissão Deore 12 velocidades, RockShox Domain RC com curso de 160mm.
–OGGI Potenza – Quadro em fibra de carbono, motor Shimano EP8, transmissão Shimano XT 12 velocidades, suspensão Fox 38 Factory Kashima.
Como dito acima, apesar do ritmo mais tranquilo nas subidas, um fim de semana de treinos, reconhecimento de percurso e especiais cronometradas é extremamente extenuante, mesmo estando com uma bicicleta elétrica.
Além disso, no caso especial das E-Bikes, Thiago deixa um importante alerta:
“O cuidado com a hidratação e alimentação também deve ser lembrado, especialmente nas e-bikes. Isso porque, na empolgação de não sentir o mesmo cansaço, é comum acabar esquecendo de se cuidar”, afirmou.
Por isso, confira neste texto do blog da OGGI algumas dicas importantes sobre hidratação, e também algumas dicas de alimentação e suplementação para quem quer competir de bike. Elas valem para provas de enduro, mas também para qualquer pedalada que você queira participar!
Curvas com apoio, saltos artificiais, trechos de grande inclinação, step-ups e step-downs assustadores são obstáculos comuns em provas de enduro, mas que raramente são vistos em trilhas mais naturais e mesmo em competições de XCO.
Por isso, fazer um curso de pilotagem pode ser uma ótima opção não só para quem vai correr sua primeira prova de enduro de elétrica, mas também para qualquer um que queira evoluir no esporte, até mesmo para pedalar com mais controle e segurança em situações variadas.
“Para quem não tem experiência anterior com Enduro, o curso de pilotagem é um investimento que vale a pena fazer. Mesmo para quem tem experiência também vale, já que você está em um ambiente calmo e controlado, que permite que você se adapte com a pilotagem da elétrica, já que ela surpreende até os mais experientes nas bikes convencionais”, explicou Feio, nos levando para a próxima dica:
Pedalar uma bicicleta elétrica e uma convencional são experiências bem similares. Por isso, quem anda de “acústica” também consegue andar de e-bike. Mas, quando a pilotagem se aproxima do limite, as diferenças entre elas começa a ficar maior, até mesmo pela diferença de peso entre as duas.
Além disso, as diferenças técnicas entre elétricas e bikes convencionais também devem ser levadas em consideração:
“Antes de qualquer coisa, o atleta deve ter noção da capacidade de sua bateria, para poupar e conseguir realizar a prova inteira. Além disso, as marchas devem estar sempre perfeitamente reguladas, já que a rotação é muito maior e as trocas mais agressivas”, explicou Feio.
“Também é preciso dar uma atenção especial para a calibragem dos pneus e para as regulagens das suspensões nas elétricas, já que elas mudam bastante em relação a bike convencional. Na e-bike, a manutenção também torna-se mais importante, assim como a verificação dos apertos dos parafusos”, complementou.
“Mesmo estando acostumado nas descidas com uma bike normal, com a elétrica é preciso estar mais forte para pilotar, devido ao peso maior. Também não podemos esquecer que, nas subidas, apesar de você fazer menos força, é preciso estar preparado para girar em uma cadência alta”, explicou o experiente piloto.
“A elétrica muda um pouco o MTB. Leva um tempo para se adaptar e aproveitar melhor o que o equipamento proporciona. Mas, vejo que a parte mais interessante é poder ir onde uma bike comum não vai. Aí faz sentido a tecnologia a favor. Por isso, os organizadores tem que inovar, pensando na bike elétrica”, finalizou Thiago.
Como você viu, correr uma competição de enduro com uma elétrica pode ser uma experiência divertida, mas também desafiadora. Por isso, a modalidade pode ser um prato cheio para quem está em busca de novos desafios em duas rodas.
Se este for o seu caso, basta escolher a bicicleta elétrica da OGGI que mais se encaixa no seu estilo de pedal para sair acelerando montanha acima e abaixo!