; Como organizar suas coisas para ir pedalar? Como organizar suas coisas para ir pedalar?
« Voltar

Como organizar suas coisas para ir pedalar?

6 dezembro, 2023

Dicas que vão facilitar sua vida na hora de organizar suas roupas e equipamentos, para nunca mais esquecer nada em casa

Colocar a bike no carro e dirigir por algumas horas até chegar na trilha, só para descobrir que você esqueceu a sapatilha ou algum outro equipamento em casa é uma situação extremamente desagradável, mas que acontece mais do que você pode imaginar. 

Por isso, além de estar sempre ligado nos itens e ferramentas que você deve levar na bike durante a pedalada, existem algumas dicas que podem simplificar bastante sua rotina antes e depois de sair para pedalar, principalmente se ela envolve colocar e tirar a bicicleta e suas respectivas “tralhas” do carro.

Confira!

1 – Organize uma bolsa 

A escolha de uma mala ou caixa dedicada aos seus equipamentos de bicicleta é uma maneira eficiente de centralizar todos os seus equipamentos e acessórios em um só lugar. Recomenda-se uma bolsa ampla, horizontal, com bolsos laterais, frontais e um compartimento central espaçoso.

Utilize a bolsa não apenas para transportar itens necessários durante a pedalada, mas também como armazenamento permanente para luvas, segunda pele, corta-vento, manguitos, pernitos, óculos e outros itens de vestuário. 

Evitar deixar esses itens em uma gaveta em casa reduz a probabilidade de escolher a roupa inadequada para a trilha, já que nem sempre você vai encontrar o mesmo clima que estava fazendo na sua casa, principalmente se a trilha for longe. 

Separe um dos bolsos laterais para roupas e o outro para ferramentas, lubrificantes, remendos, bomba, panos e sobressalentes, criando uma “mini oficina de emergência”. No centro da bolsa, inclua uma muda de roupas limpas, toalha, mochila de hidratação, capacete e sapatilha. 

Guarde o creme anti-atrito e o protetor solar dentro do capacete para não esquecer de aplicá-los antes da saída. Mantenha lenços umedecidos para uma limpeza rápida no mesmo bolso, se trocar de roupa depois do pedal for uma opção.

Em um dos bolsos frontais, organize itens para o pedal, como computador, canivete allen, cinta cardíaca, géis e alimentos rápidos. Os dois bolsos restantes podem ser usados para transportar a bomba de suspensão e sacos plásticos úteis para armazenar a roupa suja antes de voltar para casa.

2 – Crie check-list e faça tudo de uma vez

Na hora de organizar sua mala ou colocar as coisas no carro, tente fazer tudo de uma vez, de preferência sem interrupções, para evitar esquecimentos.   

Uma boa dica é criar um check-list básico e deixar em algum lugar com fácil visualização, com os principais itens que você não pode esquecer. 

Abaixo, segue o exemplo que eu uso, contando apenas com os itens que eu tiro e coloco na mala, e não os que “moram” nela. A única exceção são as garrafinhas de água, que não vão na mala mas você também não pode esquecer. 

Check-list

-Troca de roupas

-Toalha limpa

-Necessaire e chinelo (em lugares onde dá para tomar banho depois do pedal) 

-Capacete

-Sapatilha (dentro de um saco)

-Óculos de bike

-Joelheira, caneleira e colete (roles enduro)

-Mochila de hidratação já com água

-Sensor cardíaco

-Cinta cardíaca

-Computador da bike

-Gel

-Bananinhas

-Suplementos

-Garrafinhas cheias

3 -Colocando a bike no carro

Para quem não tem um engate com hack, ir pedalar muitas vezes significa colocar a bicicleta dentro do carro. Se este é o seu caso, e você tiver que tirar as rodas da bicicleta para fazer isso, lembre-se de colocar os eixos no lugar imediatamente depois de desmontar a bike.

A dica é EXTREMAMENTE valiosa, especialmente depois do pedal, quando estamos cansados e a concentração não está 100%. Acredite: já vi mais de uma pessoa que tirou a roda da bike, deixou o eixo no teto do carro e pegou a estrada, com resultados previsíveis. 

Se você tem um rack, ótimo! Uma preocupação a menos. Mesmo assim, não se esqueça de prender firmemente a bicicleta, e também de proteger locais sujeitos a riscos ou atritos, que podem danificar a bike, o carro ou o rack. 

4 – Saia de casa com a roupa do pedal

Facilite as coisas agrupando seu conjunto de roupas para pedalar em um único local. Saia de casa parcialmente vestido, usando pelo menos o bretelle e a camisa, e complete o vestuário, como sapatilha, cinta cardíaca e luvas, antes de iniciar o pedal.

Ao retornar, se não for possível trocar de roupa, utilize uma capa de proteção para o banco do carro, evitando que o suor deixe o assento malcheiroso – como você conferiu neste texto com Dicas de bom comportamento e bom convívio nas trilhas, trocar de roupa na rua não é uma boa opção. 

5 – Depois do pedal

Quando a trilha termina, a sua mala para a bicicleta também pode ser uma boa aliada. O segredo, nessa hora, é manter a mesma organização que você usou na ida, para que suas coisas não fiquem perdidas pelo carro.

Se for trocar de roupa, use os sacos plásticos e coloque o uniforme sujo, as luvas e a cinta cardíaca no bolso central, junto com a mochila de hidratação e o capacete. Além disso, coloque a sapatilha dentro do mesmo saco em que ela veio, para evitar que muita terra caia dentro da sua mala.

A ideia, assim como na vinda, é colocar tudo novamente nos mesmos lugares. Assim, você vai precisar tirar uma coisa de dentro do carro, sem precisar ficar caçando itens espalhados pelo veículo, e sem o risco de esquecer nada. 

Chegando em casa, já com o carro na garagem, dá para tirar apenas a mala com as roupas sujas de dentro do carro, para que ele não fique com mau cheiro, e deixar para tirar a bicicleta depois que você já se alimentou corretamente e se re-hidratou – confira dicas do que comer antes, durante e depois de uma pedalada.

Conclusão 

Como você reparou, o segredo para não esquecer nada em casa e estar sempre bem prevenido é tentar manter a organização e, nestas horas, você deve procurar a melhor receita para o seu caso. 

E por falar nisso, se tiver mais dicas de organização, compartilhe conosco nos comentários de nossas redes sociais.

 

Últimos posts