« Voltar

Como escolher uma boa bike para mulheres que estão começando a pedalar?

18 maio, 2022

Confira quais são os detalhes que fazem de bicicletas como a Oggi Float 5.0 HDS ótimas opções para mulheres que estão dando suas primeiras pedaladas

“A primeira impressão é a que fica” é o tipo da expressão que vale para muitas coisas na vida, e andar de bicicleta é uma delas. Por isso, aqui no Blog da Oggi você já conferiu quais são as melhores dicas para mulheres que estão começando a pedalar. Agora, vamos ensinar você a escolher a bike ideal para você dar seus primeiros passeios, com o máximo de conforto e rendimento – afinal, aqui na Oggi, nosso objetivo sempre é criar a melhor experiência de pedal para todos os tipos de ciclistas!

Vamos lá!

1 – Escolha uma bike com geometria feminina

O quadro é o componente mais importante de qualquer bicicleta, mas nas femininas ele tem um papel ainda mais fundamental, especialmente para quem está começando a pedalar e ainda não está acostumado com a postura da bike.

Bicicletas femininas como a Oggi Float 5.0 HDS 2021 possuem um desenho criado especialmente para oferecer uma ótima ergonomia para as mulheres, que normalmente têm as pernas proporcionalmente mais longas e os braços mais curtos quando comparadas com os homens.

Nesta bike, a engenharia da Oggi apostou em um quadro mais curto, que deixa o guidão mais alto e mais perto do selim, o que melhora a postura do corpo, já que a ciclista ficará com o tronco mais ereto, economizando os braços, a lombar e também o pescoço. 

Outro detalhe super importante é o rebaixo no tubo superior da bike, algo que facilita desmontar da bike ao parar no semáforo vermelho, livrando mais espaço entre as pernas da ciclista. 

Além disso, por ser uma bike curta, ela é ágil e esperta no trânsito, sendo especialmente adequada para desviar de buracos e outros obstáculos super comuns em ciclovias, ruas, parques e trilhas leves. 

2 – Freios macios e eficientes são fundamentais

O segundo detalhe mais importante em uma bike feminina são os freios, que devem ser macios, poderosos e precisos, permitindo que a ciclista mantenha o controle sobre a bike em qualquer situação, mesmo sem ter que apertar os manetes com muita força.

Para isso, nenhuma tecnologia atual é melhor do que os freios a disco com acionamento hidráulico. Sem entrar muito em detalhes técnicos, basta dizer que os discos hidráulicos tem mais potência e controle, sendo eficientes em qualquer condição climática e também nas descidas mais fortes. 

Com eles e com uma geometria bem acertada, a Oggi Float 5.0 HDS 2021 passa uma grande sensação de controle e segurança, algo que, independente do sexo, é sempre bem-vindo para quem está começando a pedalar.

3 – Aposte em uma bike leve e com marchas boas para subidas

Assim como você conferiu neste texto com dicas e técnicas para nunca mais empurrar a bicicleta na subida, um dos maiores segredos para não se cansar demais é ter uma bike com marchas bem leves – isso permite que você mantenha o giro ideal, mesmo quando a rampa é mais inclinada.

No caso da Oggi Float 5.0 HDS 2021, por exemplo, o segredo está nas coroas e nas engrenagens traseiras, que tem uma combinação ideal com 24 marchas, para multiplicar a força da ciclista nas subidas – com isso, e aprendendo a trocar corretamente as marchas da bicicleta, fica muito mais fácil superar ladeiras sem grandes dificuldades. 

Outro detalhe importante é que a bicicleta não pode ser muito pesada e, assim como acontece na Float 5.0 HDS, a melhor maneira de obter esse resultado é utilizar componentes como mesa, guidão, rodas e quadro em alumínio.

4 – Itens de conforto fundamentais

Seja na cidade ou em trilhas leves, o conforto é um item extremamente importante em qualquer bicicleta, e ele conta muito mesmo para atletas profissionais como os ciclistas integrantes da Squadra Oggi – afinal, uma bike desconfortável aumenta o nível de cansaço, o que acaba atrapalhando o rendimento do atleta.

Além disso, o desconforto e as dores causadas pelo selim são uma das maiores barreiras para quem está começando a pedalar e, em muitos casos, acabam até fazendo a pessoa desistir de andar de bike. 

Por isso, mesmo que sentir um pouco de desconforto nas primeiras pedaladas seja perfeitamente natural (o corpo se adapta com o tempo), é importantíssimo ter uma bicicleta que minimize este problema.

Por isso, ao desenvolver a Float 5.0 HDS 2021, a equipe de engenharia da Oggi fez questão de incluir uma suspensão dianteira no pacote, além de um selim bem confortável, com desenho feminio, e também em pneus largos e macios – além disso, o desenho misto permite um bom rendimento no asfalto, e segurança de sobra em estradas de terra.

Conclusão

Com as dicas acima, escolher uma bike feminina para quem está começando a pedalar fica muito mais fácil. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre qual modelo é melhor para você, confira mais detalhes da linha feminina da Oggi Bikes.

Afinal, por trás de cada uma de nossas bikes  existe um time de desenvolvimento super experiente, e ligado nas últimas tendências do mercado – tudo para proporcionar a melhor experiência de pedal para ciclistas de todos os níveis e sexos.

Nos vemos nos pedais!  

Últimos posts